Para mercadorias e pessoas

Israel reabre postos de fronteira de Gaza

Comunicado enviado pelo ministério da Defesa afirma que ''decisão foi tomada depois da redução dos atos violentos em Gaza

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

ISRAEL - O ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, ordenou ontem a reabertura dos postos de fronteira de Gaza para as pessoas e as mercadorias, quatro dias depois do fechamento em represália por um lançamento de foguete palestino.

"A decisão foi tomada depois da redução dos atos violentos em Gaza durante o fim de semana e dos esforços do Hamas (grupo islamita que governa Gaza) para conter os manifestantes", afirma um comunicado divulgado pelo ministério.

Na quarta-feira, Lieberman ordenou o fechamento dos dois postos de fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza para os produtos e as pessoas. A decisão aumentou ainda mais o isolamento do território, que tem apenas outra passagem de fronteira, com o Egito.

Um foguete lançado a partir do território palestino provocou danos na cidade de Beer-Sheva, sul de Israel.

O Hamas condenou o disparo e afirmou que rejeitava todas as "tentativas irresponsáveis" de prejudicar uma mediação egípcia para obter uma trégua de longa duração.

Israel também suspendeu na quarta-feira o fornecimento diário de combustível para a central de energia elétrica de Gaza, garantido normalmente graças a um acordo supervisionado pela ONU.

"A decisão de retomar as entregas de combustível a partir do Catar foi adiada e será examinada dentro de vários dias, em função dos acontecimentos", afirmou o ministério da Defesa israelense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.