COLUNA

De quem é a culpa?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) decidiu achar culpados por sua derrota na disputa para o Senado, em 2018. Segundo o tucano, que já foi governador, o único culpado foi o senador Roberto Rocha, presidente do PSDB no Maranhão. Para Tavares, o fato de o senador não ter seguido suas ideias - que era dar espaço para Eduardo Braide (PMN) disputar o governo com apoio tucano - levou a legenda a derrotas tanto para o Senado quanto para o governo.
De pronto, Roberto Rocha respondeu e disse que Zé Reinaldo teve todas as condições na disputa para senador. Além de ter recebido sem grandes esforços o tempo [de TV e rádio] do PSDB - após ser filiado com a presença de nomes nacionais da legenda -, recebeu também mais verba de fundo eleitoral do partido do que o próprio candidato tucano a governador. Segundo Rocha, Tavares recebeu 100% do que estava previsto para ele.
Rocha lembrou ainda que o próprio Tavares foi traído por aliados que ele considerava certos na composição de sua chapa. Por sinal, articulou-a sozinho, sem ao menos consultar o comando da legenda.
Sobre seu fracasso nas urnas, Rocha disse que não apontaria dedo para ninguém, por não ser “daqueles que buscam culpados para as vicissitudes da política”.
O senador lembrou que esteve mais voltado para as questões familiares do que realmente à campanha e somente não desistiu para não ser acusado de favorecer o adversário.
Roberto expôs o problema de saúde que o filho enfrenta ao afirmar que durante a campanha Paulo Rocha teve um agravamento em sua saúde que fez com que o senador deixasse de lado a vida pública e se voltasse à vida particular e toda a dor que enfrenta.
Por fim, o presidente do PSDB questiona se a posição de Zé Reinaldo após a eleição (que teve direito até a elogios a Flávio Dino) não seria uma forma de conseguir um emprego a partir de 2019, quando ficará sem mandato.
Se a intenção foi esta, Zé Reinaldo é somente mais um político do Maranhão que se curva ao governador comunista, o mesmo que, nas palavras de Rocha, “de forma infame o escorraçou”.

Debate
O filho de Roberto Rocha, Paulo Rocha, vem fazendo desde o início de 2018 tratamento de quimioterapia após se submeter a uma cirurgia para retirar um dos dois rins.
O senador sempre acompanhou o filho no tratamento e, devido a isso, o seu 1 minuto e 29 segundos que tinha na propaganda eleitoral era preenchido com programas repetidos.
Nem para o debate da TV Mirante Roberto Rocha se concentrou com sua equipe de campanha. Segundo ele, participou do seu primeiro debate sem ter se preparado. E mesmo assim causou problemas para Flávio Dino.

Abandonado
Outra crítica feita pelo senador tucano a Zé Reinaldo Tavares é a de que ele era um candidato ao Senado que não usava em seu material de campanha nome dos candidatos ao governo e à Presidência da República.
E realmente, Tavares fez campanha como se não tivesse um partido, saindo em santinhos das mais diversas composições que passavam com nomes do grupo de Flávio Dino e também da ex-governadora Roseana Sarney.
A questão toda é que Zé Reinaldo não teve o apoio que esperava de seus prefeitos aliados e nem de Eduardo Braide, eleito deputado federal como o segundo mais votado.

Reeleito
O atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mostrou que sua eleição para se manter no comando da Casa já está certa.
O deputado comunista reuniu 35 parlamentares em um almoço e todos já declararam votar nele. Isso significa que existem cerca de seis deputados que ainda não se posicionaram a favor de Othelino.
E agora com a eleição definida, o presidente da Assembleia já iniciou as conversas para a composição da mesa diretora da Casa.

Avaliação
O deputado Adriano Sarney (PV) acredita que os próximos quatro anos do governo de Flávio Dino tendem a ser ruins para os maranhenses.
Para o parlamentar, o problema é com as contas públicas. Adriano avalia que o estado está endividado e os investimentos deverão ser ainda mais reduzidos.
Como exemplo para o problema nas finanças do estado, o deputado do PV fala da questão da previdência, que foi mexida várias vezes por Dino durante este primeiro mandato.

Abuso
Após vídeo pedindo voto ao candidato à Prefeitura de Bacabal falando que governar com amigos é mais fácil, o governador Flávio Dino foi fazer promessas pessoalmente no município na última sexta-feira.
No palanque de César Brito (PPS), Dino voltou a falar em obras do seu governo em um ato que pode ser considerado abuso de poder.
Por discursos como esse, o governador e seu braço direito, Márcio Jerry, foram julgados e considerados inelegíveis pela Justiça de base em Coroatá.

Cobrança
Os petistas aproveitarão a vinda do presidenciável Fernando Haddad para cobrar mais empenho dos partidos aliados, como PCdoB e PDT.
A atuação dos aliados do PT no Maranhão está resumida a redes sociais e plenárias, que reúnem unicamente os militantes de partidos de esquerda. Não alcança o eleitorado.
Flávio Dino, que no primeiro turno usou e abusou das imagens do ex-presidente Lula, usa suas redes sociais somente para atacar Jair Bolsonaro com a intenção de ganhar repercussão política nacional.

DE OLHO

R$ 154 milhões Foi o valor pago ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal pelo governo Flávio Dino de amortização de dívida com os empréstimos contraídos pelo comunista nos últimos 4 anos.

E MAIS

• O presidente da Famem e prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), decidiu reagir às investidas do PDT para comandar a entidade. Tema agora decidiu fazer uma agenda positiva na mídia.

• Além disso, o socialista apresenta quase todo dia um prefeito que declara apoio a sua reeleição. O problema é que Cleomar Tema não conseguiu antecipar a eleição da Famem como queria e acaba passando a ideia de que andou perdendo força.

• O fim de semana em São Luís tem programados atos políticos dos dois candidatos à Presidência da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.