Trânsito de São Luís

Retornos irregulares: infração é frequente na Avenida Casemiro Júnior

Em menos de 10 minutos, pelo menos 29 condutores realizaram retorno irregular na avenida; quem mora e trabalha na região afirma que as ações da SMTT são insuficientes na via

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Fazer retorno irregular na Av. Casemiro Júnior, no Anil, é comum
Fazer retorno irregular na Av. Casemiro Júnior, no Anil, é comum (retorno Casemiro Junior)

Em, pelo menos, dois trechos da Avenida Casemiro Júnior, no bairro Anil, motoristas realizam, constantemente, retornos irregulares, pondo em risco a própria integridade e de demais condutores que trafegam pela via. Quem trabalha na localidade reivindica ações mais eficazes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

"Já é comum presenciar acidente causado por retorno irregular aqui. Praticamente todo dia tem uma batida. Não são graves, mas gera danos materiais para quem não tem nada a ver", afirmou Irivaldo Rabelo, frentista de um posto de combustíveis que fica bem próximo a um dos pontos onde as infrações são cometidas frequentemente no Anil.

Em menos de 10 minutos, pelo menos 29 condutores realizaram retorno irregular na avenida. Os motociclistas são os que pais praticam a infração. Foram cerca de 22 enquanto O Estado esteve no local. Entre os condutores de veículos, alguns tentam se justificar, mesmo tendo consciência dos riscos.

"Aqui realmente tem muito acidente e a gente sempre teme. Eu não costumo retornar aqui, só fiz porque meu carro está na reserva", esclareceu um motorista que preferiu não ser identificado.

Em outro ponto da avenida, próximo ao Posto de Saúde do Anil, o descumprimento das normas de trânsito também ocorre com frequência. Motoristas se arriscam ao cortarem caminho, realizando a conversão irregular à direita para ter acesso à Avenida Santos Dumont.

Além dos riscos, a ação interfere no fluxo do trânsito na Avenida Casemiro Júnior, uma das mais movimentadas da cidade. "Às vezes tem até fila esperando para retornar, só aumenta o congestionamento", destacou Irivado Rabelo.

Em ambos os casos, quem mora e trabalha na região afirma que as ações da SMTT são insuficientes na via. "Eu nem lembro quando foi a última vez que foi feito algo aqui [próximo à Avenida Santos Dumont]", afirmou um taxista que atua no bairro.

Para questionar sobre os problemas, O Estado manteve contato com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que, por meio de nota, informou que vai enviar uma equipe do setor de engenharia e sinalização para averiguar a situação. A SMTT alertou ainda que o condutor que for flagrado utilizando retorno irregular será autuado conforme especificações do CTB. Sobre a fiscalização, a SMTT frisou ainda que realiza a fiscalização de trânsito nos pontos mostrados na reportagem com viaturas.

SAIBA MAIS

Legislação
De acordo com a legislação de trânsito, executar retorno em local proibido é infração gravíssima. O motorista pode ganhar sete pontos na carteira e ainda multa de R$ 191,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.