Os retornos irregulares podem ser vistos, frequentemente, na Avenida Ferreira Gullar, em São Luís.
esteve na via e presenciou condutores de carros e motos cometendo a conversão irregular, que é infração qualificada como gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por oferecer riscos a motoristas, passageiros e pedestres.
As irregularidades no trânsito de São Luís são constantes. Em alguns casos, além de colocar em risco a vida de pessoas, há ainda a questão dos prejuízos ao patrimônio público, como em casos de retornos irregulares.
Na Avenida Ferreira Gullar, mesmo com o baixo fluxo de veículos, alguns motoristas preferem a condução perigosa. Enquanto O Estado esteve no local, até mesmo um veículo de autoescola foi flagrado, enquanto realizava o retorno em local indevido.
Em outro ponto da via, um motociclista passou pelo meio-fio, em vez de utilizar o retorno localizado a poucos metros do local.
Infrações como essa põem em risco a segurança do condutor do veículo e de quem mais trafega ou transita pelo local. Além disso, a baixa frequência de agentes de trânsito na via acaba estimulando motoristas que agem contra as regras de trânsito, confiantes na impunidade.
Outro problema causado pelos retornos irregulares diz respeito ao patrimônio público, já que o meio-fio, nesses pontos, é rompido para facilitar a passagem.
Para questionar sobre a situação, O Estado manteve contato com a Prefeitura de São Luís através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Em nota, a SMTT informou que vai enviar uma equipe do setor de engenharia e sinalização para averiguar a situação e fechar os retornos abertos irregularmente. A SMTT alertou ainda que o condutor que for flagrado utilizando retorno irregular será autuado, conforme especificações do CTB.
SAIBA MAIS
Legislação
De acordo com o artigo 206 (inciso 5º) do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), "Executar operação de retorno, com prejuízo da livre circulação ou da segurança, ainda que em locais permitidos", é considerado infração gravíssima, punido com multa de R$ 191,69.
Infrações
Segundo o site oficial do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em 2017 foram registrados 459 infrações relacionadas a execução de retornos de forma irregular, sendo 443 por “Executar operação de retorno passando por cima de canteiro e divisor de pista” e 16 por “Executar retorno com prejuízo da circulação e segurança ainda que em local permitido”. Até junho de 2018 foram 225 registros, sendo 214 por “Executar operação de retorno passando por cima de canteiro e divisor de pista” e 11 por “Executar retorno com prejuízo da circulação e segurança ainda que em local permitido”.
Saiba Mais
- Condutores se arriscam em retornos proibidos na MA-201
- Retornos irregulares e desrespeito marcam o trânsito no Anel Viário
- Retorno irregular gera risco a condutores em avenida
- Retornos irregulares: infração é frequente na Avenida Casemiro Júnior
- Retornos irregulares são um risco para acidentes em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.