É hoje!

Acontece hoje debate da TV Mirante com candidatos ao governo do MA

Estão aptos a participar os candidatos Roseana Sarney, Maura Jorge, Flávio Dino, Roberto Rocha e Odívio Neto; fica de fora somente o candidato do PSTU, Ramon Zapata, cujo partido não tem representação na Câmara dos Deputados

Carla Lima/ Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Estúdio para realização do debate na TV Mirante já está todo montado
Estúdio para realização do debate na TV Mirante já está todo montado (Estúdio da Mirante)

Acontece hoje o debate da TV Mirante com os candidatos ao Governo do Maranhão. Dos seis postulantes, cinco devem participar. O debate - que ocorrerá em todas a filiadas nas 27 unidades da federação - terá início logo após a novela Segundo o Sol.

O debate será dividido em quatro blocos sendo dois com temas livres e dois com temas pré-definidos sendo que no último bloco será aberto para considerações finais de cada candidato. Pelas regras discutidas pelos representantes dos postulantes ao governo e aprovadas pela maioria, cada candidato terá 30 segundos para perguntas, 1 minuto e 30 segundo para resposta. Para réplica o tempo será de 45 segundos e tréplica, 1 minuto.

Estão aptos a participar do debate os candidatos Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL), Flávio Dino (PCdoB) e Odívio Neto (PSOL). Somente Ramon Zapata fica de fora porque o PSTU não tem representação na Câmara Federal.

Os temas definidos que estarão no sorteio foram: saúde, educação, segurança, gestão, emprego e renda, desenvolvimento, transparência, turismo, municipalização, juventude, ciência e tecnologia, agricultura, infraestrutura, meio ambiente e funcionalismo público.

De acordo com o diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, a emissora volta a cumprir o papel democrático ao promover o debate. “Este é um papel democrático que a TV Mirante vem cumprindo em toda a eleição. Nossa expectativa é de que o debate seja pautado nas propostas de candidato e que o eleitor possa aproveitar para analisar melhor o que cada um está apresentando para representar a população”, afirmou Prado.

O debate será mediato pelo jornalista Fábio William, da TV Globo. No dia do debate, o candidato que não comparecer, terá um lugar com uma placa indicativo com seu nome.

Mais

O debate e suas regras foram debatidos em reunião com os representantes dos cinco candidatos ao governo que podem participar. Destes, quatro - ou seja, a maioria - assinou o documento validando as regras do evento que foram, em seguida, protocoladas na Justiça Eleitoral no Maranhão. Somente os representantes do candidato a reeleição, Flávio Dino (PCdoB), se recusaram em assinar o documento. A maioria aceitou as regras para o encontro entre os candidatos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.