Sabatina OEstado/Imirante

"Nossa relação com o Governo Federal, se eleito, será respeitosa", afirma Bira

Entrevistado na Sabatina OEstado/Imirante, candidato aponta o envio de "emendas impositivas" para elevar o orçamento da Prefeitura. Ele confirmou que fará redução de secretarias.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Socialista foi o oitavo entrevistado; amanhã será a vez de Neto Evangelista (DEM)
Socialista foi o oitavo entrevistado; amanhã será a vez de Neto Evangelista (DEM) (Bira)

O candidato Bira do Pindaré (PSB) foi o oitavo entrevistado no Projeto Sabatina OEstado/Imirante nesta segunda-feira (19), que foi transmitida ao vivo no site de O Estado e portal Imirante.com. Para Bira, a relação com o Governo Federal em um futuro mandato na capital maranhense será respeitoso. Ele afirma que, caso seja eleito, estimulará o envio de “emendas impositivas” para elevar o orçamento da Prefeitura.

Na ordem dos temas, Saneamento foi o primeiro a ser sorteado. Bira do Pindaré começa lembrando que o contrato com a Caema será regulamento pelo Marco do Saneamento. O candidato afirma que é preciso conscientização deste tema e que o gestor "deve ser incisivo" no tratamento do setor.

Na administração pública, a jornalista Carla Lima questiona o candidato acerca dos investimentos a serem feitos com o inchaço da "máquina pública". Segundo ele,"é preciso fazer mais com menos". Bira aponta que é necessária a "otimização" dos recursos. e afirmou que a administração "precisa de mais participação popular".
O candidato confirmou ainda que fará uma redução no número de secretarias. Ele citou, por exemplo, a secretaria municipal de Governo como um dos setores da administração que terá a função revista.
Na cultura, segundo Bira, há um Plano Municipal de Cultura que nunca foi colocado em prática. "O Plano foi feito pelos fazedores de cultura. Então é importante", afirmou Bira.
Para o candidato, a cultura já existe e precisa ser valorizada. "Se eleito, implantarei o Arte por Toda a Parte", disse. Segundo o candidato, será um projeto que levará cultura para toda a cidade.

No Esporte, a jornalista Carla Lima citou a dependência das agremiações de futebol dos recursos do poder público. Bira afirma que centrará atenção nos bairros e que a administração municipal estará "de portas abertas" com os clubes. A jornalista Carla Lima falou ainda no tema do Estádio Nhozinho Santos e a subutilização do espaço. Para Bira, a praça esportiva é "sustentável" e é preciso pensar no esporte como um direito.

Na educação, o jornalista Gilberto Léda comentou sobre o teleensino e o uso das ferramentas de mídia. Ele lembra a dificuldade no acesso à internet e questiona se é possível implementar política neste sentido. "O ensino à distância é complemento, não regra", cita Bira.

Por fim, o candidato também comentou sobre a Segurança Pública e Mobilidade Urbana. Outros detalhes acerca da entrevista você pode ler na edição impressa de amanhã (20) de O Estado ou ainda em oestadoma.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.