SAÚDE PÚBLICA

Vigilância Sanitária registra irregularidades em 250 estabelecimentos

50% dos locais inspecionados foram reprovados, em acordo às condições sanitárias abordadas; alimentos contaminados oferecem sérios riscos à saúde

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Alimentar-se com “comida de rua” pode ser perigoso, quando não há cuidados por parte de quem prepara
Alimentar-se com “comida de rua” pode ser perigoso, quando não há cuidados por parte de quem prepara (comida de rua)

Com frequentes fiscalizações realizadas na área de alimentos, que ocorrem em rotinas de campo ou direcionadas a estabelecimentos, decorrentes dos processos de licenciamento, a Vigilância Sanitária Municipal de São Luís (Visa) averiguou inadequação em 50% dos estabelecimentos vistoriados somente neste ano, em São Luís. Dos 500 estabelecimentos inspecionados, entre bares, restaurantes e lanchonetes, 250 apresentaram alguma inadequação. Um dos perigos para o consumidor são as doenças transmitidas por alimentos (DTA).

Nas inspeções realizadas pela Visa, são abordadas condições sanitárias, estrutura do estabelecimento, armazenamento e conservação dos alimentos e apresentação dos manipuladores (acessórios e equipamentos para o contato na preparação dos alimentos utilizados por quem os produz). Das inadequações registradas mais recorrentes, de acordo com dados divulgados pelo órgão, estão a falta de organização e limpeza, armazenamento e conservação inadequados e produtos vencidos, dos quais é imprescindível a qualidade de cada item para o consumidor, além do que a saúde é que fica posta à mesa.

Contaminação
Segundo a Visa, existem alimentos que estão mais propícios à contaminação, que são aqueles que exigem a conservação com controle de temperatura (refrigeração ou congelamento).

Além disso, os alimentos de rua estão facilmente sujeitos a riscos de contaminação cruzada (aquela que pode ocorrer através dos equipamentos e utensílios, usados durante a manipulação dos alimentos, mas também, através dos manipuladores: mãos e vestuário de proteção), exposição ao sol e poeira e insetos, fatores esses que também propiciam a multiplicação de microrganismos que afetam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor.

Riscos
Alimentos contaminados podem ocasionar sérios problemas, como aconteceu com a estudante Priscila Raquel Silva, que ficou doente por causa da ingestão de um deles. “Por causa dos estudos, da correria do dia a dia, eu acabo, muitas vezes, tendo de comprar comida de rua. Já aconteceu de eu ficar doente com isso. Tive uma bactéria no estômago, diagnosticada pelo médico, e ele disse que só se adquiria pela ingestão de alimentos contaminados”, declarou.

Dicas
Para quem tem o hábito de se alimentar com esse tipo de comida, a orientação da Visa é atenção. O órgão recomenda observar as condições de limpeza do local, presença de insetos e roedores, acondicionamento e características organolépticas (cor, aroma, sabor) dos alimentos, e apresentação higiênica do manipulador.

É com o receio de prejudicar a própria saúde, adquirindo uma DTA, que o universitário Erick de Souza segue à risca as mesmas orientações da Vigilância Sanitária. “Infelizmente, não dá para confiar completamente em um estabelecimento, à medida que não tem como fiscalizarmos a cozinha deles. O que resta é atentar a aspectos básicos, como detalhes quanto a limpeza das mesas, talheres, o que já indica que tem ali uma preocupação mínima com a qualidade do serviço. Enfim, acabo sempre dando preferência por estabelecimentos que tenham aspecto de limpeza”.

Sintomas

Os sintomas mais comuns para as doenças transmitidas por alimentos são falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre (dependendo do agente etiológico). Podem ocorrer também afecções extra-intestinais em diferentes órgãos e sistemas como no fígado (Hepatite A), terminações nervosas periféricas (Botulismo), má formação congênita (Toxoplasmose) dentre outros.

DTA

Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são intoxicações causadas por toxinas naturais, como, por exemplo, cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento, como chumbo e agrotóxicos.

Prevenção

– Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados;
– Não coma alimentos que tenham estado em temperatura ambiente por mais de quatro horas, isso representa um dos maiores riscos de ter uma DTA;
– Evite o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (saladas, carnes, dentre outros);
– Evite ingerir alimentos comercializados em estabelecimentos não inspecionados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.