Lançamento

Livro de poemas traz à reflexão do amor

Escritor Franck Santos lança neste sábado (29), o livro de poesias “Os mapas sinalizam ilhas submersas”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Franck Santos lança livro neste sábado
Franck Santos lança livro neste sábado (Frank santos)

SÃO LUÍS- O amor é tema recorrente, que nunca cessa e que, mais uma vez, permeia a obra do escritor Franck Santos. Em “Os mapas sinalizam ilhas submersas”, o autor fala de amor em poemas que vão levar o leitor a viajar nesse sentimento tão complexo e presente no humano. Dividido em Terra e Água, o livro fala de saudade, paixão, despedida e memórias. Essa é a quarta obra do escritor. A obra será lançada neste sábado, às 19h, no Bico Fino (Avenida Mário Meireles, Lagoa da Jansen). A cantora Tássia Campos se apresentará no evento.

“O livro é composto de poemas e, com ele, também fecho uma série sobre os quatro elementos: terra, fogo, ar e água. Acredito que estes elementos, de alguma forma, nos regem trazendo equilíbrio. Pretendo, com estes poemas, lançar barcos que eventualmente alcancem outras ilhas. Barquinhos de papel. E espero que em algum dos poemas, os leitores se vejam, se identifiquem”, filosofa o escritor.

No título do livro, Franck Santos já traz um poema para reflexão do leitor e conta que, ao começar a escrever, fez a conexão destes com os elementos terra e água. “As ilhas submersas são cercadas de terra e água e são dois elementos fortes e decisivos. E por eles, quis retratar o amor, que não é um amor piegas, mas tudo muito subjetivo. Pode ser alguém além-mar, que está na ilha, que quer o mar, mas que possa perceber as formas de amor”, pontua.

Em um momento do livro, na subdivisão Terra, o autor formula um poema que pode descrever sua predileção pela tema amor e referenciar a obra. No poema “Amor”, Franck Santos diz que “Sou todo amor no corpo/ Alma/ Coração/ Destilo amor na epiderme/ Voz/ Poros/ Quero matar e morrer de amor em vida”.
Certo é que em “Os mapas sinalizam ilhas submersas” não há uma ideia fechada. “Nos poemas há viajantes, aviões cruzando o espaço, navios e nestas entrelinhas o amor e suas buscas, conquistas, encontros e desencontros”, diz.

Com esse, são quatro livros publicados, sendo um de prosa poética, um romance e outro de poemas. Ele tem publicados os livros “Fogo Fátuo” e “Quando o azul não desbotava”, de prosa poética, lançados pela editora Penalux; “Poemas para dias de chuva”, de poemas, pela editora Patuá; e “Do lado de cá do Atlântico”, romance, também pela Penalux. Tem na gaveta o romance “Os blues que não dançamos” e outro de poemas ainda sem título.

O autor
Franck Santos é professor de geografia, bancário, maranhense do interior e morou em São Paulo na década de 1980. Porém, trocou o que chama de “caos paulista” pelo mar de São Luís, cidade que considera urbana demais para quem pensa numa casa de campo com seus livros, discos e amigos. Franck se classifica como escritor compulsivo e mantém o blog “Retirado de um conto do escritor admirado”. Além de seus escritos, colabora com outros blogs e revistas eletrônicas.

Tem como referências literárias Clarice Lispector, Adélia Prado, Caio Fernando Abreu e tantos outros escritores dos mais variados gêneros. Nos anos 1980, conheceu Caio Fernando Abreu, com o qual fez oficina de criação literária em São Luís.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Os mapas sinalizam ilhas submersas”, do escritor Franck Santos. Participação especial da cantora Tássia Campos.

Quando

Neste sábado, 29, às 19h

Onde

Bico Fino Gourmet, na Avenida Mário Meireles, Aba Center, Lj-17, Lagoa da Jansen

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.