COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O REPÓRTER PH com o médico José Aparecido e Cida Valadão, que está no Rio de Janeiro e muda de idade amanhã. A comemoração do aniversário dela vai ser com um jantar no estrelado restaurante Oro, de Felipe Bronze
O REPÓRTER PH com o médico José Aparecido e Cida Valadão, que está no Rio de Janeiro e muda de idade amanhã. A comemoração do aniversário dela vai ser com um jantar no estrelado restaurante Oro, de Felipe Bronze

Aprendizados
Vai se chamar “Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado” o livro de Gisele Bündchen que chega às livrarias brasileiras pela BestSeller a partir de 15 de outubro.
Nele, ela revela pela primeira vez alguns aspectos de sua vida privada, que é muito diferente da imagem pública de supermodelo que conhecemos.
Gisele fala sobre os ensinamentos que, ao longo de seus 38 anos, a ajudaram a buscar uma vida mais simples e cheia de significado, e conduz os leitores numa jornada que vai da infância em Horizontina até o casamento e os filhos com Tom Brady.
Gisele virá ao Brasil em novembro para o evento de lançamento do livro.

Dulce e José Clementino integram um grupo de maranhenses coordenado pelo Padre Heitor numa bela viagem de turismo, com um certo cunho religioso, pelo Oriente Médio, incluindo cidades como Dubai e Jerusalém
Dulce e José Clementino integram um grupo de maranhenses coordenado pelo Padre Heitor numa bela viagem de turismo, com um certo cunho religioso, pelo Oriente Médio, incluindo cidades como Dubai e Jerusalém

Parcerias
Ainda faltam três meses para o fim deste ano, mas o Grupo Mateus se antecipa e já promove um evento para planejar a volta às
aulas de 2019.
Será realizado nos próximos dias 28 e 29 (sexta e sábado), no hotel Blue Tree Towers, em São Luís, um workshop com a presença das principais marcas de material escolar e produtos afins, quando serão apresentadas as novidades que vão ser oferecidas aos consumidores no ano que vem.
Os fornecedores vão contar com stands para expor seus produtos.
O objetivo é fechar parcerias para oferecer os melhores preços nas prateleiras das lojas, com o time de negociação do Mateus.

Legislativo
As possibilidades de eleição dos maiores concorrentes aos Executivos estaduais e federal são apontadas nas pesquisas divulgadas nos meios de comunicação.
Mas uma questão importante deve ser levada em consideração pelo eleitorado. É que o nosso sistema coloca o Legislativo como um verdadeiro poder político, no qual são comuns as composições partidárias, os blocos corporativos.
E quem é eleito para ocupar o Executivo precisa negociar, fazer concessões para obter os resultados que deseja em relação a encaminhamentos de projetos.
O eleitorado deveria se informar melhor antes de definir seu voto para os Legislativos. Afinal, é o seu futuro que está em jogo.

Fora de ranking
O Brasil tem seis universidades a menos classificadas entre as mil melhores do mundo, segundo o ranking divulgado anualmente pela publicação britânica Times Higher Education (THE), um dos principais em avaliação do Ensino Superior.
É o segundo ano consecutivo que o país perde espaço na lista.
A divulgação não apresenta um cenário nem melhor, nem pior, para as universidades do Maranhão que, aliás, nunca constaram da lista.

Fora de ranking 2
Mais uma vez, a Oxford University foi considerada a melhor do mundo.
Levando-se em conta o desmonte financeiro e estrutural das instituições brasileiras, até que elas foram bem cotadas. Há 36 delas classificadas entre as 1.100 melhores do planeta, sendo que a USP teve a melhor classificação entre elas. A segunda foi a Unicamp, de Campinas.
Entre as cinco melhores do país, todas são federais: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS.
Dentre as que saíram do ranking, estão as federais do Ceará (UFC), do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pernambuco (UFPE) e de Itajubá (Unifei), além das estaduais do Rio de Janeiro (UERJ) e de Ponta Grossa (UEPG).

Música perde Tito Madi
Companheiro de grandes serestas na noite boêmia do Rio de Janeiro, nos anos 1970 e 1980, o compositor e precursor da bossa nova, cantor e pianista Tito Madi, morreu ontem, aos 89 anos. Madi, de acordo com a filha Carmem Maddi Bulcão, estava feliz com o novo CD de Nana Caymmi, só com músicas do seu
repertório. Ele ainda deixou músicas inéditas; entre elas, parcerias com Paulo César Pinheiro. Duas serão gravadas por Áurea Martins.

TRIVIAL VARIADO
Há um componente de absurdo: é tanta a influência das pesquisas eleitorais que elas poderão, em breve, dispensar o 1º turno. Os dois candidatos mais cotados irão diretamente para 2º turno.

Para evitar frustrações, alguns comitês precisam afixar um cartaz, alertando os voluntários que suam a camiseta durante a campanha: em caso de vitória, muitos serão chamados e poucos nomeados.
Com seu discurso progressista, Ciro tirou de Alckmin a posição pretendida de 3ª Via, e o PSDB, partido que surgiu como de centro esquerda, rasga a fantasia, retira a máscara e se volta para Bolsonaro, assumindo condição de extrema direitíssima.

O mundo da moda dá mais uma volta. Em um acordo fechado por cerca de US $ 2,2 bilhões, o grupo norte-americano Michael Kors acaba de comprar a Versace, passando a ser dono de todas as ações da marca italiana.

Quem está mudando de idade nesta sexta-feira é o advogado Pedro Américo Dias Vieira. Ele comemora 80 anos ao lado da esposa Ana Maria e de Dayse, Isadora e Pedro Augusto, no Class Calhau, a partir das 20h, com a presença de uma multidão de amigos.

DE RELANCE

Com Isaurinha Garcia
Um grupo grande de maranhenses estará hoje na plateia do musical sobre uma das mais importantes personalidades da Música Popular Brasileira: Isaura Garcia, que marcou época com sua voz e personalidade. Musa da época de ouro do rádio no Brasil. Mulher de coragem e à frente do seu tempo. Sua história está sendo contada no palco do Teatro OiCasagrande, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. A montagem inédita traz Klebber Toledo como diretor artístico e produtor do espetáculo. O ator junto ao sócio Rick Garcia, neto de Isaurinha, estão por trás do projeto.

Canais da Disney
Os canais da marca Disney: Disney Channel (68 e 468), Disney Junior (89) e Disney XD (76), que reúnem os melhores conteúdos de programação infantil com desenhos, filmes e séries, estão com um presente e tanto para o Dia das Crianças. No período de 5 a 14 de outubro, todos os canais da Disney estarão com sinal aberto para usuários da TVN, ou seja, mesmo aqueles que não possuem esses canais em seu pacote, poderão desfrutar do melhor em programas infantis, de graça.

Dia do Fisioterapeuta
Para comemorar o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - celebrado em 13 de outubro -, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (Crefito-16) vai promover diversas atividades de cunho educativo em São Luís e outras cidades maranhenses. As ações vão acontecer entre os dias 6 e 10 de outubro. Uma das ações será na Reserva do Itapiracó, onde serão montados vários estandes, de acordo com as especialidades das duas áreas, com a finalidade de conscientizar o público sobre a atuação dos profissionais.

Filão da temporada
Corretoras que atuam na Bolsa de Valores encontraram uma forma de fazer negócios. Encomendam pesquisas eleitorais, interpretam e apresentam aos clientes. Em alguns casos assustam, fazendo com que sejam alteradas as aplicações para papéis de alto risco. A insistência tem provocado a desconfiança de investidores.

Omissão imperdoável
O déficit da Previdência Social, em 2007, foi de 36 bilhões de reais. Em 2017, atingiu 268 bilhões e 800 milhões. Na campanha presidencial, não se viu um debate sobre o problema com números na mão. Sem números fica tudo vazio e demagógico. Os candidatos preferem temas mais rasteiros.

Onde faltou
Os valores para tapar os rombos da Previdência foram retirados do orçamento federal que deveria se destinar à saúde, à educação e à segurança. Se os candidatos não querem ou não sabem falar sobre o assunto, pelo menos firmem um pacto: o vencedor enfrentará a questão. Não dá para ignorar o que diz respeito ao futuro dos que pagaram ao longo da vida e têm direito a continuar recebendo. Como o rombo é crescente, não dá mais para jogar para baixo do tapete o problema. Porém, torna-se inconcebível o governo enganar a si próprio e os que dependem da aposentadoria.

Não deu certo
Secretários da Fazenda de vários estados se animavam com a alternativa do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e tentariam seguir o mesmo caminho: antecipar o recolhimento do ICMS de companhias de energia e telefonia. A estimativa era jogar o caixa do Tesouro 1 bilhão de reais e garantir o pagamento em dia do 13º salários aos funcionários. Frustraram-se quando o Tribunal de Contas entrou em campo e anulou a jogada.

Dúvida no ar
O Supremo Tribunal Federal rejeitou o pedido para autorizar a votação dos eleitores que tiveram o título cancelado por não terem comparecido à revisão nem terem feito o cadastramento biométrico. Ontem pela manhã, nas rodas que gostam de falar em política, todos tentavam definir quais os candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais que mais terão prejuízos com a decisão.

Para escrever na pedra:
“O tempo é infiel para quem dele abusa.” De Pietro Metastasio, poeta italiano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.