COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
TUDO pronto para o grande acontecimento cultural desta semana em São Luís: a abertura da exposição Guarás e a Natureza, da pintora NAZA, cujo vernissage acontece amanhã, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Temer, no São Luís Shopping. A mostra contará com 20 obras da premiadíssima artista plástica piauiense, radicada nos EUA há mais de 30 anos e atualmente dividindo o seu tempo entre aquele país e o Brasil. Na foto, NAZA entre o presidente José Sarney e o Repórter PH
TUDO pronto para o grande acontecimento cultural desta semana em São Luís: a abertura da exposição Guarás e a Natureza, da pintora NAZA, cujo vernissage acontece amanhã, às 19h, no Espaço de Arte Silvânia Temer, no São Luís Shopping. A mostra contará com 20 obras da premiadíssima artista plástica piauiense, radicada nos EUA há mais de 30 anos e atualmente dividindo o seu tempo entre aquele país e o Brasil. Na foto, NAZA entre o presidente José Sarney e o Repórter PH

Advogados na Fiema
O auditório da Fiema reunirá, hoje e amanhã, renomados advogados e juristas do Maranhão e do Brasil para discutirem a resolução de conflitos com a administração pública.
Realizado pelo Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (Cesa), o Seminário contará com o apoio da Fiema e da Associação Comercial do Maranhão e terá como palestrante o professor André Sion.
A proposta é apresentar sugestões para a melhoria do ambiente e de negócios no Maranhão e abordar temas como arbitragem em contratos celebrados com a administração pública e as dificuldades no licenciamento de projetos de infraestrutura.

A PENÍNSULA da Ponta d´Areia, considerado o endereço mais charmoso de São Luís, não para de crescer e de se modernizar. A novidade agora é o Bistrô Quintalão, de propriedade do casal Neto e Natasha Parente, que abre as portas na noite desta quinta-feira, com um cardápio contemporâneo de comer rezando, criado pelo Chef Júnior Belém, uma das mais aplaudidas revelações da alta gastronomia nesta Capital
A PENÍNSULA da Ponta d´Areia, considerado o endereço mais charmoso de São Luís, não para de crescer e de se modernizar. A novidade agora é o Bistrô Quintalão, de propriedade do casal Neto e Natasha Parente, que abre as portas na noite desta quinta-feira, com um cardápio contemporâneo de comer rezando, criado pelo Chef Júnior Belém, uma das mais aplaudidas revelações da alta gastronomia nesta Capital

Simpósio de Medicina
A Associação Brasileira de Medicina de Emergência, seccional Maranhão, promoverá nesta sexta-feira 21, no espaço Orienta Consultoria, no Renascença. o “I Simpósio de Medicina de Emergência”.
Durante o evento, será lançado o livro “Emergência Médica – Suporte Imediato à Vida”, de autoria do mestre em cirurgia Daniel Lima, médico cirurgião de emergência e trauma do Instituto Dr. José Frota, de Fortaleza, o maior hospital de emergência e trauma do Norte e Nordeste do país.

Solução de Conflitos
O Poder Judiciário do Maranhão inaugurou ontem o 7º Centro de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís, nas instalações da Universidade Ceuma - Campus III.
A iniciativa integra a Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos de Interesses, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça e incentivada por todos os tribunais do país.
A Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequados dos Conflitos de Interesses, instituída pelo CNJ, no ano de 2010, por meio da Resolução 125, visa assegurar a
todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade.
A conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, e a sua devida disciplina nos programas já implementados no país tem reduzido a excessiva judicialização dos conflitos de interesses, a quantidade de recursos e de execução de sentenças.

Jogo de interesses
Em 2019, os norte-americanos vão comemorar 230 anos de sua única Constituição. Ao longo de todo o tempo foram aprovadas 27 emendas.
No próximo mês, serão assinalados 30 anos de Constituição brasileira que tem 250 artigos e mais 114 no Ato das Disposições Transitórias. No período, o Congresso aprovou 106 emendas. Resultou numa estrutura desengonçada, de pouca harmonia e nada sólida.
Antes da atual, cinco entraram em vigor: 1824, 1891, 1934, 1946 e 1967. Na maioria, prevaleceram interesses corporativistas e imediatistas.

Jornadas de Pele e de Sepse
Sob o comando do médico Stênio Roberto Lima Santos, diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, acontece, hoje e amanhã, dois encontros de profissionais de saúde: a II Jornada de Pele e a IV Jornada de Sepse, num mesmo ambiente e que irá reunir médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. A abertura será feita por Stênio Roberto, que vem comandando todas as campanhas de capacitação e ampliação de conhecimento dos profissionais daquela unidade de saúde.

TRIVIAL VARIADO
“Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades” foi o tema da palestra magna que marcou a aula inaugural para os novos alunos de MBA da Faculdade de Negócios Faene. O tema foi discorrido pelo professor Ricardo Carreira, diretor geral da instituição.

A 18 dias das eleições, ouve-se que haverá aumento no número de votos brancos e nulos, além das abstenções. Diante da constatação, surge uma certeza: candidatos espertos, trapalhões e desonestos vão aplaudir o comportamento.

Ou seja: querem que os eleitores esclarecidos, que sabem avaliar e tem senso crítico, fiquem distantes das urnas. É o que não pode acontecer.

Para as 513 vagas à Câmara dos Deputados, estão registrados 8.350 candidatos. Ao Senado, concorrem 352 para preenchimento de 54 cadeiras. Câmara e Senado têm o dever constitucional de fiscalizar e evitar desvios do dinheiro público.

No capítulo: para tanto, é preciso escolher honestos, responsáveis e competentes. A generalização, achando que ninguém presta, torna-se veneno para a sociedade.

Olhar para fora: o exemplo pode ser encontrado em outros países, onde há candidatos bons e ruins. A maioria elege os bons. É dessa forma que crescem e fazem o setor público cumprir sua missão com qualidade.

Os advogados do esfaqueador de Jair Bolsonaro se recusam a revelar quem os contratou e por quanto. Outros casos em que não foram apontados autores: tiros disparados contra a caravana de Lula, no Paraná, e a morte da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro.

No comitê de Bolsonaro, há consenso em torno de um fato: com o candidato hospitalizado, muitos disputam o leme e ninguém tem controle do barco.

Se dependesse dos especuladores, haveria eleição presidencial a cada ano. Forjam clima de insegurança, provocam o aumento do dólar e ganham milhões sem fazer força. Pior para a população, que sente os efeitos até no preço do pãozinho.

Medo de tudo: a reação de candidatos e assessores com a divulgação de pesquisas eleitorais costuma ser a mesma.
Qual seja: espécie de pânico quando sobe ou desce. No Maranhão, hoje é dia de Ibope.

Nas redes sociais, seguidores de Jair Bolsonaro anunciaram um minuto de barulho às 17h do último dia 17 em alusão ao número do PSL. A orientação era buzinar, bater panelas e soltar foguetes. Em São Luís, não prosperou.

DE RELANCE

Pesquisas por telefone
Este é o ano das pesquisas por telefone. Novidade no país, registro e publicação de levantamentos eletrônicos dividem opiniões quanto à precisão dos dados. Pela primeira vez no país, resultados de pesquisas de intenção de voto feitas por telefone estão sendo divulgados ao público. Esse modelo, maioria absoluta em países como Estados Unidos, já existia no Brasil e era praticado corriqueiramente, mas os resultados eram utilizados somente para informação de grupos restritos e das campanhas.

Pesquisas por telefone 2
Público em geral não tinha acesso e veículos de comunicação não publicavam. Agora, mudou. E uma discussão surgiu entre os defensores da técnica face a face, a tradicional, em que o entrevistador colhe informações junto às pessoas nas ruas ou nos domicílios, e a do telefone. Os levantamentos via ligações são mais baratos e ágeis. Em geral, realizados com o auxílio de softwares que disparam chamadas para todo o Brasil. Quem recebe o telefonema opta por participar ou não, registrando as respostas no teclado do aparelho. O Ibope faz coleta eleitoral por telefone desde 2002, mas segue com a política de não permitir a divulgação dos resultados.

Saudosistas em ação
Há os que contestam a urna eletrônica. Talvez queiram voltar à cédula de papel e urna de lona, transportadas dos pontos mais distantes para as capitais. A contagem era feita à mão com preenchimento dos resultados a lápis em folhas de papel. Os episódios de fraude faziam parte da rotina.Só para lembrar: a divulgação da eleição presidencial de 1950 durou um mês.

Um século de mentiras
Fake news é termo novo para uma prática histórica, a falsificação de notícias em época de campanha eleitoral. Um modus operandi tão antigo quanto a Velha República, ao menos. É o que mostra o livro Você foi Enganado - Mentiras, exageros e contradições dos últimos presidentes do Brasil, que acaba de sair do prelo. Os autores são experts em investigação e política, não necessariamente nessa ordem. São eles: Cristina Tardáguila e Chico Otávio.

Um século de mentiras 2
Cristina Tardáguila é uma das responsáveis pela Agência Lupa, especializada em checagem de notícias falsas. Chico Otávio é repórter especial de O Globo e coleciona prêmios por reportagens investigativas - os últimos “furos” foram sobre a participação de milícias no assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

Um século de mentiras 3
Cristina e Chico condensaram em 284 páginas um século de mentiras aplicadas por políticos no Brasil. Não as cotidianas, mas aquelas que ajudaram a mudar a História. Decidiram aprofundar episódios decisivos, de peso, em que, aproveitando-se da boa-fé dos brasileiros, políticos usaram a mentira como instrumento de conquista e de manutenção do poder.

Perderam a bússola
A maioria dos candidatos não percebeu a profunda contrariedade da população em ver que o dinheiro arrecadado com tributos é desperdiçado no interesse de poucos privilegiados. Não será com promessas vazias que os eleitores vão se convencer. Conhecidos os resultados das urnas e empossados os vencedores, conclui-se muitas vezes que os resultados são piores do que as intenções.

Mudança de mãos
A icônica revista norte-americana Time foi vendida para Marc Benioff, cofundador da empresa de software Salesforce, e sua mulher, Lynne Benioff. Segundo o The Wall Street Journal (WSJ), a editora Meredith vendeu a publicação para o casal por US$ 190 milhões (R$ 795,6 milhões). Aliás, no início do mês, o jornal The Village Voice, um dos ícones de Nova York, fechou as portas. Em maio, foi a revista Interview, fundada por Andy Warhol, que anunciou seu
fim após 50 anos. É grave a crise.

Para escrever na pedra:
“Os mortos recebem mais flores do que os vivos porque o remorso é mais forte que a gratidão.” De Anne Frank, uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do livro Diário de Anne Frank.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.