Bando

Organização criminosa é desarticulada na Grande São Luís

Quatorze mandados judiciais foram cumpridos, cinco deles no complexo de Pedrinhas de apenados que comandavam o grupo; vários produtos apreendidos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Seis dos 14 integrantes de uma organização criminosa presos ontem por policiais civis e militares na Ilha
Seis dos 14 integrantes de uma organização criminosa presos ontem por policiais civis e militares na Ilha (Quadrilha)

SÃO LUÍS - Uma organização criminosa, que atuava na Região Metropolitana de São Luís, principalmente em Paço do Lumiar e áreas adjacentes, foi desarticulada ontem durante a operação Gaia desenvolvida na Ilha pelas Polícias Militar e Civil. O bando recebia orientação de internos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Quatorze mandados de prisão foram cumpridos. que resultaram na prisão de 14 pessoas e na apreensão de vários aparelhos de televisão, celulares, um veículo Sportage, um revólver calibre 38, munições de calibre 12, colete balístico, algema e a quantia de R$ 15 mil.

Os presos foram identificados como Patrick Santos Barros, Pedro Weberth Gonçalves, José Vicente de Jesus Silva Matos, Alberlan Castro Marques, Pablo Farias Cunha, Maria Euzelia dos Santos Ferreira, a Aline; Júlio Mariano Santos Ferreira, o Júnior Black; Marcus Vinícius Frazão, Antônia Francinete Santos da Silva, Francilene Fonseca Santos da Silva, a Lene; Francisco de Assis Costa Júnior, o Diou; Talisson de Sousa Pereira, o Leo; Jonas Salatiel dos Santos Ribeiro, o Jonas do Cohatrac, e Gabriel Soares da Silva.

O delegado Sidney Oliveira, de Paço do Lumiar, informou que somente no Complexo Penitenciário de Pedrinhas foram cumpridos cinco mandados. As outras prisões ocorreram em São José de Ribamar e na Cidade Olímpica. “Um dos presos, Jonas Salatiel, é armeiro de uma facção criminosa”, disse o delegado.

Segundo o delegado, esses criminosos vinham sendo monitorado há três meses. Durante a investigação ficou constatado que eles recebiam ordens de Pedrinhas para realizarem roubos, furtos, homicídios, expulsão de moradores e até mesmo tortura na Ilha, principalmente na cidade de Paço do Lumiar. “A maioria dessas ações criminosas era comandada por internos do sistema prisional de Pedrinhas”, explicou o delegado.

Ainda de acordo com as informações de Sidney Oliveira, as diligências na Ilha vão continuar visando localizar e prender outros integrantes dessa organização criminosa. “A polícia já identificou todos membros desse bando e as ordens de prisão contra eles já foram expedidas”, afirmou o delegado.

Número

14

foi o número de integrantes de uma quadrilha que atuava na Ilha, principalmente em Paço do Lumiar, que foram presos ontem durante a operação Gaia, realizada por policiais militares e civis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.