Vinho servido em torneira agora é moda
Há alguns anos, o então jovem engenheiro e empresário César Bandeira chegou a provocar risos de alguns amigos pelo fato de ter incluído na bela casa que construiu no Calhau, várias torneiras para os seus convidados se servirem de vinhos de diferentes marcas.
O tempo passou e mais de três décadas depois Bandeira constata que lançou moda entre nós, pois vê agora que sua ideia teve seguidores. E está fazendo sucesso.
Explico: em Porto Alegre foi inaugurado um sofisticado bar cuja atração principal – a exemplo do que Bandeira fez no passado em São Luís – são 64 torneiras de vinhos de marcas e safras diferentes.
É o bar Dionísia, criado pela empresária Jaqueline Meneghetti, que agora, mesmo na crise, resolveu apostar em negócio que envolvesse um amor antigo, o vinho.
O investimento no Dionísia foi de R$ 2,5 milhões. São 16 máquinas com quatro toneiras em cada uma. Os equipamentos vieram de navio do Napa Valley, da Califórnia, nos Estados Unidos.
Quando chega, o cliente recebe um cartão com o tipo de dose comprado. Então, vai até a máquina, insere o cartão e serve a taça. Ou seja, é “self-service”.
A proprietária partiu do princípio de que servindo em taças, poderá democratizar o consumo de vinho para que as pessoas conheçam rótulos diferentes e viagem pelos estilos.
Amigo do PH que visitou o bar no fim de semana conta que o mesmo está localizado em uma casa de dois andares no bairro Moinhos de Vento e que o espaço também tem 250 livros sobre o assunto.
Políticas públicas
Na propaganda de rádio e TV e na campanha de rua, faltam propostas de políticas públicas para crianças e idosos e sobram candidatos defendendo os animais, muitos deles sem qualquer trabalho pela causa.
São oportunistas que querem pegar carona em um tema simpático, mas nunca recolheram um bicho de rua ou ajudaram uma ONG que cuide de animais.
Outra variante do oportunismo é o clichê “em defesa da família”, sem apresentar proposta concreta.
Com frequência, o nome de Deus também tem sido usado em vão, contrariando o segundo mandamento.
Com o envelhecimento da população, candidatos que derem atenção aos idosos têm chance de conquistar votos de eleitores com mais de 70 anos, que estão dispensados legalmente de votar e não se sentem motivados a ir às urnas.
Árabes aqui
Uma comitiva de embaixadores da Liga Árabe visitou ontem a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), representada no ato pelo diretor Alexandre Ataíde.
A visita à Casa da Indústria teve como objetivo a promoção de um encontro de negócios com a presença dos embaixadores em novembro e a apresentação de oportunidades de negócios nos países integrantes da Liga Árabe aos empresários maranhenses, com foco no agronegócio e
na exportação de gado vivo
(boi em pé).
Participaram da comitiva estrangeira, Ibrahim Alzeben, Embaixador do Estado da Palestina e Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Joseph Sayah, Embaixador da República Libanesa e Vice-Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e Osmar Chohfi, Embaixador e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe.
Árabes aqui 2
Em tempo: também participaram da reunião, os diretores da Fiema, José de Ribamar Belo, Pedro Robson Holanda da Costa, Raimundo Nonato Pinheiro Gaspar, além de Enos Ferreira, secretário extraordinário de Programas Especiais do Governo do Estado do Maranhão, Pierre Januário, secretário adjunto de programas especiais do Governo e Ana Paula Moura Rodrigues, secretária municipal de Articulação Política da Prefeitura de São Luís.
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira atua há mais de 65 anos com a missão de fomentar intercâmbios econômicos, culturais e turísticos entre árabes e brasileiros, sendo a única representante legítima no Brasil dos interesses comerciais dos países da Liga dos Estados Árabes – instituição que congrega os 22 países independentes que adotam o árabe como idioma oficial.
Projeto Trilhas e Tons
Neste ano da graça de 2018 o projeto Trilhas e Tons chega a sua quinta edição após percorrer 38 municípios maranhenses e realizar 42 oficinas, certificando mais de mil participantes. Nesta nova etapa, a Oficina de Teoria Musical Aplicada à Música Popular será ministrada em 10 municípios. A programação começa em Riachão, entre os dias 24 a 28 de setembro. Na semana seguinte a oficina Trilhas e Tons volta ao Centro de Convenções de Imperatriz, entre 1º e 5 de outubro, dentro da programação do Salão do Livro de Imperatriz.
TRIVIAL VARIADO
A escolha de deputados e senadores para o Congresso deveria ser tema de debate o tempo todo. O fato de a eleição legislativa ficar em segundo plano é uma tragédia.
Ao contrário do assassino da vereadora Marielle Franco, até hoje ignorado, o homem que esfaqueou Bolsonaro está preso e seus celulares foram recolhidos. Será questão de tempo a polícia concluir se agiu sozinho ou teve ajuda de terceiros.
Já parou para pensar como será a sala de aula do futuro? O pessoal da Google for Education já: enquanto o professor fala sobre a matéria, os alunos visualizam as cenas por meio de óculos virtuais e podem conectar-se remotamente à realidade sobre a qual estão aprendendo.
Os 40 anos de colunismo da jornalista Ana Maria Ramalho serão comemorados nesta quinta-feira, a partir das 20h, com show de Gilse Campos, no Alegretti do Copa Rio Hotel.
Inglaterra, França, Egito e Peru já ofereceram ajuda para reconstruir o Museu Nacional. Agora, falta o Brasil.
Analistas, em 1988, afirmaram que a Constituinte começou na impostura e concluiu na bandalheira, tomando como exemplo pressões corporativistas. Desenrolou-se tendo como pano de fundo a incompetência. Não há muito a reparar na avaliação.
Os 88 anos do poeta maranhense Ferreira Gullar (1930-2016), passaram batidos em São Luís. Nenhum registro. É dele a frase: “A arte existe porque a vida não basta”.
DE RELANCE
Mantra da campanha
Na propaganda eleitoral de sábado, os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e Alvaro Dias (Podemos) usaram a expressão que deverá ser o mantra da campanha depois do atentado contra Jair Bolsonaro (PSL), em Juiz de Fora: os problemas do Brasil não se resolvem nem na bala, nem na faca. Na coordenação de todas as campanhas, o discurso é de condenação da violência desde a tarde de quinta-feira, quando Bolsonaro foi esfaqueado, mas isso não significa que o candidato do PSL será poupado das críticas políticas enquanto estiver se recuperando da cirurgia.
Barrados no hospital
Em São Paulo, os conselheiros de Bolsonaro se encontram para determinar os próximos passos nas redes sociais e nas ruas. O desafio de Bolsonaro é manter os holofotes depois que passar a natural comoção com o atentado. Aliás, vários aliados que foram ao Hospital Albert Einstein tentar falar com Jair Bolsonaro acabaram barrados. Por recomendações médicas, houve limite para as visitas ao capitão. Entre os que perderam a viagem, o “posto Ipiranga” do candidato, o economista Paulo Guedes, que deixou o local sem falar com a imprensa.]
Conexão Dança
A décima edição do Conexão Dança, em São Luís, começa no próximo dia 29 e se estende até o dia 5 de outubro, com uma programação vasta, totalmente gratuita, incluindo mostras, apresentações e ações formativas. Este ano, além do Centro Histórico, o circuito cultural será estendido, com ações inclusivas, para bairros, como a Cidade Operária. O projeto está selecionando elenco local para participação do espetáculo ‘Batucada’, que fará parte da abertura oficial do evento.
Conexão Dança 2
Para quem não sabe, ‘Batucada’ é uma intervenção político-alegórica, criada pelo coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin (PI), em que mascarados batucam panelas, frigideiras e latas, numa espécie de desfile apoteótico e revolucionário. O ritmo transita entre a festa e o protesto. Vale lembrar que o festival “Conexão Dança” é um dos mais importantes do país. Dentro do universo da dança dialoga, inclusive, com outras expressões artísticas, como o teatro e a música.
Palestra sobre autoimagem
A empresária e Consultora em Branding e Marca Pessoal, Nilma Quariguasi, comanda o bate-papo “Construindo sua marca pessoal – Vamos conversar sobre branding e posicionamento de marca?”, nesta sexta-feira,l dia 14, no Blue Tree São Luís, do qual é consultora. A iniciativa é voltada para convidados e destaca a importância do trabalho de gerenciamento de uma marca, como fundamental no processo de construção positiva de imagem junto aos consumidores e espectadores.
De volta à advocacia
O advogado e juiz aposentado, Sidney Ramos, se prepara para voltar à cena jurídica. Depois de ter passado quase 20 anos como juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão até a aposentadoria em 2017, Ramos anuncia a inauguração para o próximo dia 20 do escritório SR Advocacia e Consultoria, no Executive Lake Center, no Renascença. O jurista levará toda a sua experiência profissional para o exercício da advocacia onde também já militou entre os anos de 1984 e 1992.
Gosto não se discute
Não se sabe se é meme ou se é pra valer, mas Ciro Gomes está virando sex symbol nas redes sociais. Gosto é gosto, não se discute. Só vale lembrar que Patrícia Saboya, Patrícia Pillar e Zara Castro já foram casadas e se separaram de Ciro Gomes. Muito cuidado, então. Três mulheres não podem estar erradas.
Para escrever na pedra:
“Se Deus fosse liberal, não teríamos os 10 Mandamentos, teríamos as 10 Sugestões.” Do escritor inglês sir Malcom Bradbury.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.