PASSEIO CICLÍSTICO

4° Passeio Ciclístico da Paróquia de São Francisco

Movimento reuniu mais de 50 ciclistas, entre jovens, crianças e idosos; passeio precede festejo em comemoração ao Santo, que terá início neste mês

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
4º Passeio Ciclístico da Paróquia do São Francisco reúne centenas de ciclistas
4º Passeio Ciclístico da Paróquia do São Francisco reúne centenas de ciclistas (passeio h)


SÃO LUÍS – Pela quarta vez, Paróquia de São Francisco realizou passeio Ciclístico dentro das celebrações do tradicional festejo do Santo Padroeiro. O passeio teve por objetivo envolver fiéis para divulgar o festejo, que este ano comemora 50 anos que é celebrado no bairro do São Francisco. Mais de 50 ciclistas estiveram presentes.

Após o hasteamento das bandeiras de uma das paróquias mais conhecidas de São Luís, no último dia 31 – que anuncia o festejo do Santo –, o sábado (1°) foi o ponta pé inicial, por meio de um passeio ciclístico, que está em sua quarta edição, para a programação das comemorações ao Santo que serão iniciadas a partir do dia 24 deste mês.

Os ciclistas percorreram cerca de 17km de ruas e avenidas da capital maranhense. Além de ter sido um momento para propagar a proximidade dos festejos de São Francisco, que terá início no dia 24 deste mês, foi também um momento de prática de atividade física, como contou o Frei Valdo Nogueira, pároco da Igreja de São Francisco.

“os passeio, além de seu objetivo principal, que é divulgar o festejo, também tem enfoque na saúde, na necessidade de ternos de praticar atividades físicas em prol da própria saúde”, declarou o Frei.

Percurso

O passeio ciclístico passou por todas as comunidades que compõem a Paróquia de São Francisco: a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Graças, Jesus O Bom Pastor, Santa Luzia, Santo Antônio, São Pedro e São José.

Para o aposentado de 62 anos de idade, Luiz Mauro Lima, trata-se de um momento de interação, e por isso ele não poderia deixar de vir, já que participa desde a primeira edição. “Venho principalmente pela interação com o grupo e porque gosto de participar de manifestações como essa. Já tenho costume de andar de bicicleta também, então para os 17km eu estou preparado”, contou.

Assim também foi para a Maria Eduarda da Silva, de 9 anos de idade, a única diferença é que ela está participando pela primeira vez, mas não escondeu a empolgação. “É muito legal participar deste momento. A gente aprende muita coisa aqui também, além de andar de bicicleta. Eu gosto bastante”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.