COLUNA

A propaganda amena

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão para o governo do Maranhão e na disputa pelo Senado começou branda. Sem grandes novidades, os candidatos resumiram o primeiro dia a se apresentar ao eleitor e dizer os motivos pelos quais querem ocupar o cargo postulado. A trajetória política e os feitos como representante popular foram as credenciais usadas pela maioria dos candidatos para se manter ou voltar à vida pública.
Referências aos adversários foram poucas ou quase nenhuma. As que tiveram foram protagonizadas pelos dois principais adversários na disputa: Roseana e Flávio Dino. Ela falou que decidiu voltar à cena política porque observou nos últimos que o “Maranhão estagnou”.
O comunista disse o contrário. Disse que o Maranhão avançou e que somente foi possível porque ele venceu as últimas eleições.
Fora isso, não houve qualquer referência direta entre os demais candidatos. Roberto Rocha se apresentou ao eleitor somente no segundo bloco da propaganda da sexta-feira, 31. E no programa só mostrou currículos e disse qual sua ideia para desenvolver o Maranhão se for governador a partir de 2019.
Maura Jorge - principalmente devido ao tempo - fez referência genérica a seus adversários que mostram estrutura de campanha maior que a sua fazendo uma “gracinha” com seus 14 segundos no ar.
Odívio Netto não deu as caras e Ramon Zapata - como já esperado - usou seus nove segundos para uma rápida crítica à divisão do horário eleitoral.
Enfim, um início de campanha sem um clima quente. No entanto, nos bastidores a promessa é de que esse clima morno esquente logo na primeira semana, até mesmo porque o tempo este ano é pouco, muito pouco mesmo!

Blefe
Já sabendo da dinâmica de campanha no rádio e na televisão, que sempre tende a esquentar com o passar dos dias, o candidato à reeleição Flávio Dino já usou as redes sociais para tirar carta de seguro.
Disse que haverá ataques e divulgação de fake news. Será que o comunista agora tem bola de cristal?
Se tiver, não deve funcionar, porque a futurologia usada por Dino no caso da pesquisa Ibope foi furada.

Prejuízo
O candidato do PSDB ao governo do Maranhão, senador Roberto Rocha, acabou sendo prejudicado no primeiro dia de campanha na televisão.
Devido a problemas de sua equipe, o tucano não conseguiu ter seu programa veiculado no primeiro bloco da propaganda eleitoral que foi ao ar às 13 horas da sexta-feira, 31.
Mas conseguiu ainda tempo para entregar dentro do horário a mídia com o seu programa eleitoral para ser veiculado no segundo bloco do horário gratuito.

Provocou
A ex-governadora Roseana Sarney, que tenta seu quinto mandato de governadora, disse em seu programa o que muitos aliados e até adversários falam nos bastidores: ela voltou porque o governo Dino foi uma decepção.
Para provocar um pouco mais o adversário, a emedebista também fez questão de lembrar que se governou o Maranhão por quatro vezes foi porque a população aceitou seu trabalho.
Depois de cutucar um pouco seus adversários, resta saber como será a reação na segunda-feira, 3, quando acontecerá o segundo dia de programa para candidatos a governador.

Fora do ar
Todos os candidatos da coligação “Vamos sem medo de mudar o Maranhão” - pelo PSOL e PCB - não entraram no ar no primeiro bloco do horário eleitoral no rádio e na televisão.
Segundo informou o candidato ao Senado, Saulo Pinto, os programas de todos os candidatos foram gravados ainda na quinta-feira, 30, mas ocorreram problemas técnicos na edição que impediram o cumprimento do prazo de entrega da mídia.
Com os impasses resolvidos na produção dos programas, o PSOL e PCB puderam colocar no ar a campanha de seus candidatos no segundo bloco do primeiro dia de horário eleitoral gratuito.

Divisão
Os aliados da candidata ao governo Maura Jorge (PSL) no Maranhão se reuniram na sexta-feira, 31, somente para debater a divisão de cargos federais no estado a partir de 2019.
Para eles, a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República é certa.
A tendência é que Maura Jorge utilize a seu favor a posição de destaque de Bolsonaro nas pesquisas.

Passado
Em entrevista à Rádio Mirante AM, o candidato ao Senado pelo PSDB, José Reinaldo Tavares, evitou falar sobre seu rompimento com o governador Flávio Dino.
Tavares, apesar de ter feito críticas pontuais à gestão do ex-aliado, preferiu dizer que a traição que sofreu do comunista “ficou no passado”.
Segundo o tucano, o que interessa agora é mostrar o que tem em seu conjunto de propostas na disputa por uma das vagas no Senado da República.

DE OLHO

R$ 17 milhões é o valor que os três principais candidatos ao governo do Maranhão receberam das direções nacionais de seus partidos por meio do fundo de campanha estabelecido pela Justiça Eleitoral.

E MAIS

• Além de Roseana, Flávio Dino e Roberto Rocha, já informou à Justiça Eleitoral o recebimento de verba para a campanha a candidata Maura Jorge.

• Na sua prestação de contas, ela informou que sua campanha recebeu R$ 10 mil que são oriundos de recursos próprios.

• Odívio Netto ainda não informou qualquer recebimento de dinheiro para sua campanha, assim como Ramon Zapata.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.