Despedida

Corpo de John McCain é levado para o capitólio no Arizona

Senador morreu no sábado,25, vítima de um câncer no cérebro; na manhã de hoje, 30, haverá uma procissão pela cidade de Phoenix

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

ARIZONA - O corpo do senador republicano John McCain foi levado ontem ao capitólio do Arizona, em Phoenix, onde recebeu homenagens de familiares, amigos e políticos. McCain era senador pelo estado desde 1987.

McCain morreu no último sábado (25), vítima de um câncer no cérebro, aos 81 anos. Ele foi diagnosticado em julho do ano passado com glioblastoma (tumor cerebral). Na sexta-feira, 24, a família comunicou que havia tomado a decisão de interromper o tratamento médico.

Na manhã de hoje, 30, haverá uma procissão pela cidade de Phoenix, que acabará na Igreja Batista de North Phoenix. Lá será realizada uma cerimônia em memória de McCain com leituras e apresentações musicais, incluindo uma homenagem do ex-vice-presidente americano Joe Biden.

De lá, o corpo de McCain será levado ao Capitólio dos EUA, sede do Congresso americano, em Washington. Uma cerimônia final será realizada na Catedral Nacional de Washington, em que devem discursar os ex-presidentes Barack Obama e Geroge W. Bush. O corpo deve ser enterrado em um cemitério naval de Annapolis, no estado de Maryland.

Pedido

A imprensa americana afirma que John McCain pediu especificamente que o presidente não fosse convidado para seu funeral - e de fato Trump não irá -, segundo confirmou Rick Davis, um colaborador do senador.

McCain teve um papel proeminente na política americana. Ele combateu no Vietnã, onde foi prisioneiro por mais de cinco anos. Concorreu à presidência em 2008, quando perdeu para Barack Obama, e vinha ultimamente sendo um crítico de Donald Trump, que também é republicano.

Desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca, a relação de McCain com ele ficou ainda mais tensa, já que o senador não aprovava muitas políticas de Trump e nem a sua maneira de conduzir as relações externas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.