Estado Maior

Parceria?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

O governador Flávio Dino (PCdoB) alinhavou uma parceria em municípios que, segundo analistas políticos, se confunde com as que foram feitas nas eleições municipais, inundando literalmente ruas e mais ruas de bairros com asfalto barato e que não resistiram às chuvas. Mas, é público que foi exatamente esta parceria que resultou na condenação e na inelegibilidade de Flávio Dino, decretada pela juíza Anelise Reginato.
Pelo menos quatro desses encontros já teriam sido registrados em imagens e estariam sendo analisados por advogados especialistas em Direito Eleitoral. Podem, portanto, resultar em mais uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), nos moldes da que resultou na inelegibilidade de Flávio Dino.
As imagens da suposta troca de asfalto por votos em Flávio Dino teriam sido registradas no Coroado, onde estaria o vereador Beto Castro; no Santa Cruz, com Pedro Lucas Fernandes; na Ivar Saldanha; e em Vitorino Freire, com o deputado federal Juscelino Filho, sinal de que a “chuva asfáltica” estaria se espalhando por todo o Maranhão.
Nas reuniões com os populares a expressão seria sempre a mesma: “Em uns 10 dias o asfalto chega. A única coisa que peço é o voto em Flávio Dino”, como teria dito o vereador Castro em um vídeo que já estaria em poder de advogados. Seria portanto,”batom na cueca”, termo usado nos meios jurídicos para situações impossíveis de serem negadas.

Sem indecisos?
A pesquisa publicada pelo Palácio dos Leões para tentar contrapor a do Ibope tem um dado flagrante que tem levado muitos a pensarem em manipulação.
Os índices totais são todos de candidatos, ou seja, todo o eleitorado maranhense já tem um candidato escolhido.
O levantamento não mostra número de indecisos, de votos brancos e nulos; mas também não diz o que foi feito com eles.

Números reais
O sumiço dos índices de indecisos e votos nulos nas pesquisas do Palácio dos Leões tem um objetivo: inflar os índices de Flávio Dino.
Só assim ele consegue aparecer com números que criam a sensação de vitória em primeiro turno.
O problema para os comunistas é que o Ibope veio exatamente para esclarecer essa questão e mostrar que o segundo turno é uma realidade já presente na disputa maranhense.

Tudo ou nada
A cúpula do PCdoB teria um motivo claro para tentar forçar um clima de vitória em primeiro turno.
É que o partido sabe que a relação com as outras legendas e com os candidatos não é das mais próximas – e tende a se esvair com o fim do primeiro turno.
Os comunistas não querem ter que conviver com eleitos esnobando a falta de apoio e derrotados com ódio de terem sido passados para trás.

Panelinha
A aproximação do horário eleitoral gratuito teria gerado uma nova crise nos bastidores da coligação do governador Flávio Dino.
É que a cúpula da campanha decidiu priorizar o horário para os candidatos do PCdoB a deputado federal e estadual, o que gerou antipatias.
E os comentários são que o clima de insatisfação começa a tomar conta de todos os partidos da coligação.

DE OLHO
12 mil

Foi o total de carros e motos leiloados nos quatro anos de mandato de Flávio Dino, após serem apreendidos com IPVA atrasado

São Luís forte
A presença da ex-governadora Roseana Sarney nos bairros de São Luís demonstrou a força do seu nome na capital maranhense.
Em 2010, na última eleição que disputou, Roseana venceu Flávio Dino e Jackson Lago, juntos, em primeiro turno, com larga dianteira também em São Luís.
Esse recall tem sido percebido por ela nas andanças pelos bairros ludovicenses.

Bem no interior
Roseana também tem demonstrado força eleitoral nos principais colégios eleitorais do interior.
É forte em Caxias, onde tem o apoio do ex-deputado Paulo Marinho, e em Bacabal, com a força do grupo do senador João Alberto.
Em Codó, Santa Inês, Balsas e Imperatriz, Roseana consegue enfrentar com força a estrutura montada pelo governo.

E MAIS

• A candidata do PSL, Maura Jorge, inaugurou sábado seu comitê em São Luís, que está funcionando na Avenida Santo Antonio, no Barramar.

• Se obteve 63% dos votos na eleição de 2014 e hoje tem 43%, significa dizer que Flávio Dino teve queda de 20 pontos em seu eleitorado

• Em desgraça com o Palácio dos Leões, o ex-diretor do Procon-MA Duarte Júnior acusou o golpe e reduziu o ritmo de campanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.