COLUNA

Números reais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Aguardada com ansiedade até pelos que não gostam do que o instituto mostra, a pesquisa do Ibope divulgada ontem pela TV Mirante botou ordem na casa da disputa pelo Governo do Estado. E enquadrou os institutos que falavam de números exorbitantes e estratosféricos, criando a ideia de vitória do governador Flávio Dino (PCdoB), ainda em primeiro turno.
É certo que Dino tem a liderança da corrida eleitoral. Mas essa liderança está longe - bem longe - de ser folgada por pesquisas alimentadas no Palácio dos Leões.
A diferença de 9 pontos percentuais entre Dino e Roseana - que podem ser apenas três, levando-se em consideração a variação da margem de erro - mostra que o favoritismo do comunista virou pó ao longo dos três anos e meio de mandato. Aponta ainda outro dado, que é o pesadelo do Palácio dos Leões: Roseana quebrou o seu teto e já mostra tendência de superação dos 35%.
A grande questão agora é saber como se comportará o eleitorado diante do início da campanha propriamente dita - incluindo a propaganda eleitoral, a partir da semana que vem, os debates e as sabatinas. A variação de pontos entre Dino e Roseana é o fator que poderá definir se haverá ou não segundo turno no Maranhão.
Mas o que mostra o Ibope é que Dino já queimou a gordura que poderia queimar. E está no osso para chegar à disputa real.

Polarização
A pesquisa Ibope revela um dado que vinha sendo debatido desde o início da campanha, ainda em janeiro.
A disputa pelo Governo do Estado está polarizada entre o governador Flávio Dino e a ex-governadora Roseana Sarney.
O senador Roberto Rocha e a ex-prefeita Maura Jorge vão ter que dobrar os esforços para construir uma eventual Terceira Via.

Fuga
Pegou mal em todos os aspectos a ausência do governador Flávio Dino na Sabatina O Estado.
Nas redes sociais - afora os comentários da mídia e dos robôs aliados -, o comunista foi alvo de pesadas críticas e de muita chacota.
A notícia de sua fuga da sabatina se deu apenas minutos antes de o programa, transmitido pela Internet, começar a ser apresentado.

Não colou
Não convenceu ninguém a tese comunista de que Flávio Dino não topou participar da Sabatina por não concordar com as regras da entrevista.
Representantes do comunista participaram de etapas formais de construção do programa, exatamente como de todos os outros candidatos.
E em nenhum momento - antes desta quinta-feira (23) - houve qualquer comunicado informando recusa à participação.

Falar sozinho
Uma série de documentos comprovam que os comunistas faltaram com a verdade ao anunciar que O Estado não apresentou as regras antes de realizar a entrevista com os candidatos.
A própria assessora do candidato chegou à reunião do dia 9 de agosto, na sede do Grupo Mirante, de posse das regras encaminhadas anteriormente.
O problema é que o comunista - e seus assessores - queriam a garantia de um palanque em que ele fosse dono da situação, como um monólogo.

Emergência
O desastre da ausência do governador na Sabatina O Estado foi motivo de uma reunião de emergência no comando da campanha comunista.
Os principais assessores do governador analisaram os estragos nas redes sociais e chamaram, inclusive, blogs e jornais alinhados ao Palácio.
Ordem: tentar desconstruir de todas as formas o programa, o que não conseguiram.

Mais um
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) impugnou a candidatura de Sebastião Madeira (PSDB) a deputado federal.
Alega que o nome do tucano aparece em lista de condenados do TCE-MA.
Segundo Madeira, seu nome foi inserido equivocadamente na tal lista.

DE OLHO
R$ 4,6 milhões Foi quanto a UPA de Imperatriz perdeu em repasse do SUS por negligência do governo Flávio Dino, que abandonou a unidade de saúde.

E MAIS

• O argumento usado pelo tucano Sebastião Madeira é o mesmo do deputado federal Pedro Fernandes (PTB), candidato a 1º suplente de senador na chapa de Eliziane Gama.

• O Ibope confirmou a força da experiência na disputa pelo Senado, com Sarney Filho e Edison Lobão liderando a corrida.

• Virou meme de Internet a ausência de Flávio Dino na Sabatina O Estado, que hoje recebe a ex-prefeita Maura Jorge.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.