Cultura

Rendas e música em festival

Primeira edição do Festival das Rendas vai reunir shows musicais e exposição de produtos artesanais em evento de economia criativa neste sábado, a partir da 15h, na Casa d’Arte, em Raposa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Vinaa é uma das atrações do evento
Vinaa é uma das atrações do evento (Vinaa 750)

SÃO LUÍS - Um evento para celebrar a tradição, os saberes e as artes é a proposta do Festival das Rendas que vai levar a um mesmo espaço música e economia criativa, por meio de apresentações culturais, exposição e venda de produtos artesanais neste sábado (18), a partir das 15h, na Casa d’Arte Centro de Cultura, em Raposa. Serão 10 atrações musicais e diversos expositores e a entrada é gratuita.
Tendo como inspiração o universo das rendeiras de Raposa e a sua representatividade dentro da cultura maranhense, a primeira edição do Festival das Rendas, conforme os organizadores, será uma celebração à sutileza e à genialidade das comunidades artesãs e também uma forma de girar a roda da cultura e da economia criativa.

Um dos objetivos do evento é promover a interação entre músicos locais, a comunidade criativa composta por artesãos, estilistas, quebradeiras de coco, produtores artesanais e o público. “A ideia é juntar todos para que possam conhecer e articular um trabalho em conjunto, seja como consumidor ou criador”, destaca o cantor e compositor Vinaa, um dos idealizadores do evento e que, na ocasião, apresentará o show “Bordel Brasil”, que está em turnê pelo país.

Além de Vinaa, o Festival das Rendas terá apresentações de Milla Camões, banda Filtro de Barro, Otilia Ribeiro e Marcio Glam, Israel Costa, banda Soul Reggae, banda Fluxo Sonar, MC D'luka (Raposa), Tri Brutus (Beto Ehongue, Aziz Junior e Jorge Passinho) e Queer Show (Butantannn, Only Fuego, Enme Paixao, Frimes, Dj Alladin).

Festival
O festival será estruturado em dois momentos paralelos. A feirrinha criativa, montada ao redor do palco e em torno do público, em ambiente decorado, vai reunir artesãos e coletivos, brechós, produtores artesanais e as rendeiras de Raposa que farão a exposição de seus trabalhos enquanto ocorre a programação musical.

Exporão no espaço a Associação das Rendeiras Bilro de Ouro, de Raposa; o brechó Olho da Rua (EvA'rtes, Brechó Charmoso, Criarteria e Maraoca); Preta Chic produtos artesanais; Pungada cachaçaria & bar (Guaaja Tiquira); Moda João/Haus 337; Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçú e Cooperativa Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçú; e Chopp Donna.

O produtor cultural da Casa d’Arte, Wagner Heineck explica que nesta primeira edição o destaque será para as rendeiras. “Assim, tudo se completou porque criamos uma ponte entre as rendeiras da comunidade, artistas e público que fazem e consomem moda e cultura. Foi assim que abrimos uma feira criativa, além das atrações culturais com coisas do Maranhão, da terra”, pontua o produtor, que ressalta o fomento da economia criativa local e também a oportunidade de expor a nova cara da música maranhense.

Música
A programação musical do Festival das Rendas reúne 10 atrações desde artistas da Raposa, como é o caso do MC D'luka e outras atrações de São Luís que reverberam a cena independente. Um deles é Vinaa que percorre o Brasil misturando ritmos tropicais com mensagens carregadas de representatividade do seu primeiro disco, “Bordel de Amianto e a Glória dos Loucos Por Sex Appeal”, que tem direção artística do aclamado compositor Cury Heluy. Em tempos de intolerância, Vinaa apresenta um trabalho artístico influenciado pelo trop rock e jazz pop. Com a turnê, o artista já percorreu diversos estados como Paraíba, Ceará e Piauí. Depois de Raposa, o show será levado para três cidades da Bahia, incluindo Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

O artista ressalta que o show em Raposa será o mesmo apresentado nos outros locais, com bailarinos e banda. “É uma apresentação muito especial porque contempla elementos que comemoram os 50 anos de Tropicália no Brasil, mas reúne também elementos da cultura local”, diz Vinaa.
Para o artista, o evento terá ainda um sabor especial. “Estou muito feliz porque o festival ocorre no dia do meu aniversário e temos certeza de que já deu certo. Vamos celebrar nossa cultura e quem faz a economia criativa do nosso estado estará lá representado. Tenho certeza de que será um dia lindo”.

Também representando a cena independente, o projeto Queer reúne quatro artistas LGBTQS e um DJ que ganharam em destaque em 2017 após o lançamento de suas respectivas músicas nas redes de stream digitais. O show, que foi apresentado pela primeira vez no encerramento do Festival BR-135, tem como objetivo exaltar a arte sem distinção de cor, raça, gênero ou orientação sexual, a fim de romper barreiras no meio musical.

A apresentação que abrange estilos como funk, hip hop e pop nacional contempla um mix de artistas que se identificam com o movimento “queer” e um repertório autoral encabeçado pelas faixas “Close Errado”, de Butantan com Alladin, “Choro de Lera Remix”, do DJ Alladin, “Boy” de Only Fuego, com Butantan, “Revis”, de Brunoso com Enme e Frimes, "Fadinha", de Frimes e "Sarrar", de Enme com Butantan.
Atualmente, o grupo trabalha na divulgação do seu primeiro single. O show conta também com repertório novo, incluindo músicas exclusivas dos projetos paralelos de cada um dos artistas que serão lançadas em breve. l

Serviço

O quê

Festival das Rendas

Quando

Neste sábado, a partir das 15h

Onde

Casa d’Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagi, nº 09 – Raposa (rua em frente à clínica Ruy Palhano)

Entrada gratuita

Programação

15h - Abertura da casa e da Feira Criativa

15h20 - Tri Brutus

16h - Otília Ribeiro e Márcio Glam

17h - Milla Camões

18h - MC D' Luka

18h30 - Banda Filtro de Barro

19h30 - Israel Costa

20h30 - Banda Fluxo Sonar

21h30 - Banda Soul Reggae

22h30 - Show Queer

23h30 - Vinaa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.