COLUNA

Segundo turno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Vinculado diretamente ao governo Flávio Dino (PCdoB) - e instituto preferido de 11 entre dez comunistas do Maranhão -, o Data Ilha acabou se entregando ontem, na tentativa de mais uma pesquisa força-barra a favor do governador.
Duas questões registradas no levantamento, no entanto, denotam que até mesmo o Data Ilha já trabalha com a possibilidade de 2º turno na eleição maranhense. O instituto consultou desta vez a preferência do eleitorado local nos confrontos diretos de Flávio Dino com Roseana Sarney (MDB) e Roberto Rocha (PSDB).
É a primeira vez que as pesquisas ligadas ao comunista admitem a realização de dois turnos nas eleições maranhenses.
Em maio, quando do registro da última pesquisa da mesma empresa, esse cenário não era sequer admitido em nenhum dos cenários.
Mas se naquele mês o Data Ilha já apontava vitória de Dino no 1º turno, por que agora já admite pesquisar cenários de 2º turno?
É uma mostra de que, a cada dia que se aproxima mais a eleição no Maranhão, os comunistas - mesmo aqueles mais empedernidos - vão caindo na realidade do acirramento da disputa no estado.

Inelegibilidade
Declarado inelegível pela juíza Anelise Nogueira Reginato, o governador Flávio Dino resolveu “dar aula” sobre o tema ontem, em rede social.
Defendeu a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com amparo da Lei da Ficha Limpa, no que diz respeito à identificação da “plausibilidade da pretensão recursal”.
Mergulhado no tema inelegibilidade, Dino só evitou falar da própria situação na Justiça Eleitoral, em que aguarda a apreciação de recursos.

Presença
Analistas da cena política local avaliam que a presença feminina na Assembleia Legislativa do Maranhão pode ser a maior de todos os tempos a partir da próxima legislatura.
O fato deve-se ao número de candidatas com potencial de votos na disputa eleitoral que ocorrerá em outubro.
Quatro deputadas das seis atuais que integram o parlamento estadual estão na disputa pela reeleição.

Animado
Filiado ao PDT, partido da base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB), o deputado Fábio Macedo não mostra qualquer constrangimento de pedir votos junto com a candidata do PSL ao governo, Maura Jorge.
Em Lago da Pedra, dançou animadamente ao som de uma marchinha que dizia: “Ela não larga eu, e eu não largo ela”.
A performance foi gravada em vídeo e circula na internet desde o início da semana.

Irregular?
Uma revista institucional do Sinproesemma, sindicato dos professores do Maranhão, foi flagrantemente utilizada para promover a candidatura do professor Odair José (PCdoB) ao cargo de deputado estadual.
O comunista aparece em destaque na capa e em uma matéria de página inteira na publicação.
Odair já foi presidente da entidade e, antes de candidatar-se, era da equipe de proa do governo Flávio Dino (PCdoB).

Tímida
Efetuados os registros de candidaturas de todos os candidatos ao Governo do Maranhão, pode-se concluir esse primeiro ato como tímido, por parte dos concorrentes.
Apenas Ramon Zapata e Odívio Neto, PSTU e PSOL, respectivamente, optaram por fazer o registro de forma presencial na sede do TRE-MA.
Flávio Dino, Roseana, Roberto Rocha e Maura Jorge recorreram à internet.

Segundo plano
A partir de hoje deve se tornar cada vez mais vazio o Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Com o início da campanha eleitoral, deputados estaduais candidatos à reeleição ou a outro mandato eletivo - deputado federal, senador da República e vice-governador - vão mergulhar em incursões no interior do estado.
Já o Parlamento Estadual, pelo menos momentaneamente, fica em segundo plano.

DE OLHO

R$ 3,3 milhões De maranhenses vão votar pelo sistema biométrico de identificação do título de eleitor. O sistema foi implantado pela primeira vez em 2012.

E MAIS

• O interior deve ser o alvo dos candidatos a governador nesta primeira fase da campanha de rua, iniciada hoje.

• Embora tenha tido um dos processos arquivados, o secretário Carlos Lula ainda responde a outra questão envolvendo sua gestão.

• Faltam cinco dias para o início da Sabatina O Estado com os candidatos a governador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.