Estado Maior

A campanha vai começar

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A partir desta quinta-feira (16), os candidatos ao governo do Maranhão e também ao Senado e a deputado estadual e federal estarão livres para fazer a campanha oficial de 2018. Serão cerca de 50 dias de propaganda no rádio e televisão e mais os atos políticos mais tradicionais em municípios como comícios, passeatas, apitaços, panfletagens e até os bandeiraços.
No Maranhão, apesar de flagrantes campanhas abertas em busca do eleitorado, a disputa terá início oficial nesta semana. Estão com pedido de registro já oficializado os candidatos Ramon Zapata (PSTU), Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB).
Ainda estão sem pedido de registro o PSOL de Odívio Netto, PSDB de Roberto Rocha e PSL de Maura Jorge. O único que ainda depende de consolidar sua chapa majoritária é o senador Roberto Rocha. Ele ainda conversa com lideranças da região tocantina para fechar o nome que comporá com ele para chapa, que já tem outros nomes definidos, como Alexandre Almeida e Zé Reinaldo Tavares para senador.
Maura Jorge já se definiu, assim como Odivio Netto, quanto à composição da chapa majoritária e aguarda somente reunir os documentos necessários para pedir o registro de candidatura. Odívio do PSOL registra hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A candidata do PSL somente no dia 15, último dia do prazo.
Enquanto isso, Roseana Sarney, Ramon Zapata e Flávio Dino já se organizam para entrar na campanha sem perder um dia sequer do curto prazo para mostrar aos eleitores suas propostas para gerir o estado nos próximos 4 anos.

Cumprindo agenda
A candidata Roseana Sarney (MDB) registrou sua candidatura ao governo do Maranhão no último fim de semana por meio da internet.
Por meio de sua assessoria, a emedebista disse que não foi à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) porque ainda cumpre uma agenda política de pré-campanha organizada há meses pelo interior do estado.
Roseana é a segunda candidata a usar o recurso do cadastro da candidatura por meio da internet, evitando assim o ato público do registro da candidatura.

Complicado
Diferente de Roseana, Flávio Dino – pré-candidato ao governo pelo PCdoB – evitou utilizar o holofote do pedido de registro de candidatura porque tinha contra si uma decisão judicial.
O comunista e mais seu principal assistente, Márcio Jerry, foram considerados inelegíveis pela juíza Anelise Reginato por abuso de poder político nas eleições de 2016.
Apesar de caber recurso, a decisão da magistrada acaba sendo um problema a mais na campanha que os comunistas terão que enfrentar.

Último
Entre os pré-candidatos ao governo do Maranhão, deverá ser o último a pedir registro de candidatura o senador Roberto Rocha.
Ele ainda fecha o nome de seu candidato a vice-governador, que apesar de ter no registro da convenção o nome da deputada Graça Paz, deverá mudar.
Ao que tudo indica, o nome deverá mesmo ser de Imperatriz e do próprio PSDB formando assim uma chapa majoritária pura, ou seja, formada somente por tucanos.

Procedimento
E se tratando de tucano, o ex-prefeito de Imperatriz e principal articulador político pró-Roberto Rocha na região, Sebastião Madeira se submeteu a procedimentos cardíacos.
Ao que tudo indica, o tucano se submeteu a um cateterismo e também a uma angioplastia depois de constatado que existiam veias parcialmente obstruídas.
Stents foram colocados e Madeira deverá seguir em sua campanha para deputado federal normalmente.

DE OLHO
R$ 8 bilhões

é o valor já gasto pelo governo do Estado do orçamento anual previsto para 2018. Até o momento, o total vale quase 50% do previsto para este ano.

Preferência
A pré-candidata do PSL. Maura Jorge, tem se dedicado mais aos candidatos dos partidos que não são aliados oficiais se seu partido.
Ela tem se voltado mais a candidaturas do Podemos, como a de Aluiso Mendes, que está coligado ao PSDB, cujo candidato ao governo é o senador Roberto Rocha.
A união entre Maura Jorge e Aluisio Mendes vem desde que a primeira era dos quadros do Podemos e, por esta sigla, pretendia disputar o governo do Maranhão.

Clima tenso
O clima entre juízes e a Associação de Magistrados do Maranhão (AMMA) é considerado tenso após posição morna da entidade em relação à juíza Anelise Reginato.
A magistrada vem sendo vítima de ataques por meio de redes sociais, após decidir pela inelegibilidade do governador Flávio Dino e seu braço direto, Márcio Jerry.
Como a AMMA somente se posicionou após decisão da juíza de se desligar da entidade, outros magistrados avaliam deixar a associação considerada hoje com lado e cor política partidária.

E MAIS

• A Assembleia Legislativa deve ficar mais fria ainda esta semana, quando começa o período de campanha eleitoral. A previsão é de que o recesso branco fique totalmente evidente neste ano.

• E não será diferente na Câmara Municipal de São Luís, onde 11 vereadores irão disputar o pleito de outubro.

• Não há previsão de que o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, agirá para tentar evitar o prejuízo do segundo semestre na Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.