COLUNA

Dois turnos à vista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

A campanha pelo governo do Maranhão se reduziu a seis candidatos: Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL), Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (Psol).
Mas é óbvio que a disputa em si se resume a quatro candidatos, numa espécie de três contra um pela possibilidade de um segundo turno.
É preciso deixar claro que, sem desmerecimento aos candidatos da ultra-esquerda, apenas três adversários podem, de fato, impedir que Flávio Dino possa ganhar um novo mandato. Os três principais adversários de Flávio Dino precisam somar mais de 50% dos votos para impedir que o comunista vença em primeiro turno.
A ex-governadora Roseana Sarney surge como a principal adversária do governador comunista e leva consigo pelo menos 1/3 do eleitorado, podendo avançar durante a campanha.
Os outros dois adversários de maior estrutura - Maura Jorge e Roberto Rocha - devem dividir outro 1/3 do adversário, somados aos dois candidatos da ultra-esquerda.
O resultado disso é que Flávo Dino terá que desenrolar se não quiser evitar os dois turnos na eleição de governador, o que não ocorre no estado desde as eleições de 2010.
E um segundo turno, qualquer que seja o seu resultado, já é uma derrota para qualquer governador em primeiro mandato. Sobretudo para os que pregaram a mudança de todos os conceitos ao assumir o mandato, caso do comunista maranhense.

Sem vice
Depois de uma semana de articulações que garantiram a adesão de dois candidatos a governador e a solução da sua chapa de senador, Roberto Rocha ainda tem questões a solucionar.
Sua convenção reuniu milhares de militantes de todo o estado, lideranças partidárias e populares, mas todos saíram ainda com uma dúvida.
O senador do PSDB só vai anunciar seu candidato a vice-governador durante o registro de chapa na Justiça Eleitoral.

Terceira via
Há quem especule que a ausência de um vice seria uma forma de ainda aguardar decisão da ex-prefeita Maura Jorge (PSL), que também fez convenção no sábado.
A candidata do PSL resiste às investidas, declara que não será vice de qualquer candidato, mas há quem insista em tentar convencê-la.
Para as lideranças do PSDB, a soma de Maura Jorge com Roberto Rocha consolidaria de vez a terceira via na disputa no Maranhão.

Sarney Filho e Fufuca
O deputado federal André Fufuca confirmou o apoio do seu partido, o PP, à candidatura do deputado federal Sarney Filho (PV) ao Senado.
Mesmo estando na base do governo comunista de Flávio Dino, o PP reconhece os serviços prestados por Sarney Filho ao Maranhão.
- Nós, eu e o PP, reconhecemos a história de trabalho de Sarney Filho pelo nosso estado - disse Fufuca, ao confirmar o apoio.

Coisa dela
Ao confirmar aliança com Sarney Filho, o presidente do PP foi questionado por um encontro, em março, com a colega Eliziane Gama (PPS), também candidata ao Senado.
A imagem do encontro foi distribuída pela assessoria de Eliziane Gama como sendo a confirmação do apoio de Fufuca e do PP.
- Ela [Eliziane] fez uma visita a mim e tirou foto. Nunca declarei apoio a ela - afirmou André Fufuca.

Sabatina
A sabatina de O Estado com os candidatos a governador deverá ser o primeiro contato público oficial deles com o eleitor no Maranhão.
Cada um dos seis candidatos serão entrevistados durante uma hora, ao vivo pela Internet, em programa transmitido a partir dos estúdios da TV Mirante.
O governador Flávio Dino foi o primeiro a confirmar, ao vivo, durante entrevista na Mirante FM, que participará do programa de O Estado.

Transparência
Mediada pelo editor de Política de O Estado, jornalista Marco Aurélio D’Eça, a sabatina terá participação dos jornalistas de política da equipe e convidados.
A ideia é chamar um jornalista convidado por entrevista, entre nomes dos veículos do Grupo Mirante ou de outros veículos.
Para dar transparência, os convidados de cada dia serão sorteados antecipadamente, no mesmo sorteio em que os candidatos definirão os dias de sua sabatina.

DE OLHO

R$ 20 milhões É quanto o governador Flávio Dino pagou ao MST por um programa de educação baseado em doutrinamento ideológico de Cuba

E MAIS

• O prefeito Luís Fernando Silva não comentou a nota pública do senador Roberto Rocha convidando-o “a se retirar do PSDB”.

• Ao lado do deputado Eduardo Braide, os membros do PSDB deram uma lição de moral no governador Flávio Dino sobre compromisso público e gratidão política.

• Mesmo sem ser candidato a nenhum cargo nestas eleições, o presidente da Câmara, Astro de Ogum, mantém intensa articulação política na Grande São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.