Coluna Empreendendo

Crescimento e sucesso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

Qual o limite de crescimento e sucesso de um empresário?

Como empreendedor, você só consegue ir até o limite do seu conhecimento, do seu tempo disponível, da saúde, dos recursos financeiros e do tino empresarial.

Se Silvio Santos tivesse hoje 40 anos ao invés de 87, gozando de boa saúde, teoricamente teria tempo para duplicar suas empresas e sua fortuna. Mas para isso ainda seria preciso que ele continuasse aprendendo, se modernizando, se atualizando, para que suas intuições empresariais pudessem aflorar.

A evolução no modo de gerir uma empresa hoje é diferente de dois anos atrás e bem mais do que há cinco. Com a chegada da crise econômica, houve mudanças significativas no modo de administrar e, a cada mudança de leis, como as trabalhistas recentemente aprovadas, ou de normas do fisco, os empresários são forçados a mudanças e adaptações. Junte isso a mudanças no perfil do consumidor, na maneira de se relacionar com ele e ao custo e escassez do dinheiro.

Mudanças são necessárias. Em alguns períodos mais aceleradas e em outros, menos intensas. De toda forma, a necessidade dos empresários de buscar conhecimento deve ser constante e se adaptar a elas faz parte das regras do jogo para empreender e permanecer no mercado, ou melhorar seu posicionamento.

Ouço de muitos empresários a dificuldade de formar uma boa equipe. Mas há algo de estranho nessa reclamação: se tem muita gente desempregada, querendo emprego, não deveria ser problema. Porém, será que os empresários têm conhecimento de que não se contrata mais como se fazia há cinco anos e que houve mudanças significativas nas relações profissionais?

Agora, imagine quem tem uma empresa com oito, 10, 15 e 20 anos, que não tem se modernizado nesse período. Não apenas quanto à tecnologia, como também a outras áreas além da tecnológica. Ele deve atualizar as relações humanas, comerciais e de marketing e possuir conhecimento dos novos processos e ferramentas disponíveis para controles, já que as margens de lucros são muito estreitas. O conhecimento é imperativo e urgente para uma melhor gestão.

A empresa é o espelho do seu gestor. Em sua maioria, são seus donos. Quanto mais capacitados e experientes, mais chances as empresas têm de permanecer e crescer no mercado. Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham suas portas com cinco anos de vida. Muitos fatores podem influenciar, mas o principal é a acomodação dos seus gestores, relacionada ao conhecimento. Bastam apenas cinco anos de estagnação para colocar sua empresa em desvantagem em relação a outras, ao ponto de fechar as portas.

Há duas maneiras de uma empresa crescer solidamente: a primeira é você ter o conhecimento e buscar se atualizar constantemente; e a segunda, comprar o conhecimento de outras pessoas. Mas mesmo adquirindo o conhecimento de outros, é preciso que o gestor tenha uma boa noção do que está sendo comprado e ter melhor discernimento na hora de decidir e executar.

À medida que a crise insiste em permanecer na vida do empresário, as margens de lucratividade são mínimas e os custos estão sempre em crescimento. O conhecimento é fator de sobrevivência. Acabou a época das intuições e do achismo. É tempo do conhecimento abrangente. É mais forte quem o detém.

Se você, empresário, tem saúde e tempo, ou é um visionário e tem GARRA, busque o CONHECIMENTO por meio de cursos ou palestras. Busque se atualizar com a leitura de jornais e revistas. Assista a programas destinados aos empresários. Viaje para centros mais desenvolvidos. Participe de congressos e feiras. Produza em si uma consciência crítica. Você não vai conseguir resultados diferentes se insistir em fazer sempre da mesma forma, solicite a sua entidade de classe que promova eventos que contribuam para o conhecimento.

Problemas só existem quando não possuímos o conhecimento de como resolvê-los. Quando sabemos, não temos problemas. Temos as respostas.

Consultor empresarial com especialização em reestruturação de empresas e negociações de dívidas.
Autor dos livros” Como Negociar sem Dinheiro” e “Questione a Sua Gestão e Aprenda a Crescer na Crise. ”
Coach de relacionamento empresarial. Auxilia na melhoria das relações entre sócios e familiares.
Palestrante.
Desenvolvedor dos Métodos SIG (Sistema de Impacto na Gestão) e CSP (Coach Sales Performance)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.