Coluna Empreendendo

Como Superar as Dificuldades Emocionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Nos últimos anos, a economia recessiva no país provocou o fechamento de milhares de empresas e trincou outras tantas - mais de 50% contraíram dívidas. Há uma leva de empresários que perderam ou estão prestes a perder seu patrimônio, conquistado com o tempo e muito trabalho. Todo esse trauma produziu milhares de empresários emocionalmente enfraquecidos, traumatizados, alguns inclusive buscando ajuda psicológica.

Sempre se espera de um empresário que seja destemido, sábio, resiliente. Um líder que ajude outros e nunca precise de ajuda. Uma imagem construída à proporção que sua empresa era construída. Porém, quanto mais os problemas apareciam e cresciam por conta de dívidas, sua autoconfiança diminuía e as saídas ficavam mais estreitas, gerando um empresário enfraquecido, chegando a influenciar negativamente, em muitos casos, o relacionamento familiar.

Sabemos que tudo na vida passa. Logo essa crise vai debelar. O país voltará a crescer e vai precisar da força motriz do empresariado, agora bem mais experiente, porém ressacado, traumatizado e amedrontado. O aprendizado foi enorme, mas muito dolorido.

No cancioneiro popular, há uma música cujo autor é Paulo Vanzolini. Chama-se “Volta por Cima”, e pode ser o grito de guerra dos empresários que precisam dar a volta por cima:

“Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Essa de dar a volta por cima não é uma tarefa das mais fáceis para a retomada dos negócios. Para isso, existem duas vertentes, que andam em paralelo, mas uma depende da outra. O lado técnico/financeiro e o emocional.

Hoje iremos focar no aspecto emocional, a necessidade de superar, de não chorar o leite derramado, respirar fundo e determinar o recomeço.

Sabe o ditado “Dinheiro chama dinheiro”? Acredite: dívidas chamam mais dívidas. É preciso reprogramar sua mente para atrair o que é positivo. Você deve ter sido bombardeado por energias negativas, seja por parte de credores, funcionários, parceiros e até familiares, os quais por alguma razão se sentiram prejudicados pela sua empresa ou por você. Isso criou uma entropia, que precisa entrar em ordem novamente.

Algumas dicas:

Busque ajuda, de um coach ou psicólogo.

Busque auxílio espiritual, e o caminho mais fácil é estar próximo a grupos dentro das igrejas. Não se envergonhe, pois será muito bem recebido.

Entender que há forças no universo regidas pelas leis da atração. Mudar a maneira de pensar e agir para atrair as energias positivas se torna imperativo.

Trabalhar para ter autoestima e autoconfiança elevadas.

Se necessário, equilibrar ou reconstruir suas relações afetivas.

Retirar de dentro de si a garra, o foco e a determinação, que se encontram adormecidos.

O Brasil volta a crescer no próximo ano. Uma ótima oportunidade para retomar as rédeas da sua empresa, reestruturá-la ou de abrir um negócio, pois com a economia voltando a aquecer é mais fácil. Mas lembre-se: esteja bem, e fazendo todo o possível para se manter emocionalmente equilibrado.


l Consultor empresarial com especialização em reestruturação de empresas e negociações de dívidas.
l Autor dos livros” Como Negociar sem Dinheiro” e “Questione a Sua Gestão e Aprenda a Crescer na Crise. ”
l Coach de relacionamento empresarial. Auxilia na melhoria das relações entre sócios e familiares.
l Palestrante.
l Desenvolvedor dos Métodos SIG (Sistema de Impacto na Gestão) e CSP (Coach Sales Performance)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.