Artigo

Ética e sua importância

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

O conhecimento científico é adquirido mediante ação metódica de observação e experiência. A ética é ciência, pois constitui um sistema de conclusões certas, baseadas em princípios universais. Ela exige que o homem, na ação ou omissão, examine a sua própria consciência.

A respeito o Professor Theobaldo Miranda Santos diz: “ A ética é uma ciência normativa, porque estuda os princípios que devem governar a ação humana. Apesar de ciência normativa, a moral possui também um caráter especulativo e racional. O problema moral é de natureza racional e filosófica e a moral visa, antes de tudo, a formular princípios universais. Mas esses princípios se referem à atividade prática, pois representam as normas universais que devem orientar a ação livre e pessoal do homem,”

Uma vez que a ética se refere à atividade humana nos limites da moralidade, é evidente que, para isso, reúne princípios universais.

A ética se presta, portanto, ao processo de investigação do comportamento humano. Para isso, é usado método próprio, objetivando estabelecer conclusões certas, censurando o comportamento do profissional.

A ética funda-se em princípios gerais e universais para avaliar o homem em suas manifestações. Busca na filosofia moral, na realidade social, na psicologia coletiva elementos, valores, para, ao final, impor a censura.

O seu caráter científico está justamente no seu método próprio de investigar o homem, enquanto livre, no seu agir e finalidade a atingir, utilizando princípios universais para conhecer o objeto sob investigação.

A ética é,, sem dúvida, importante no disciplinamento das relações sociais, que se sujeitam também às regras da legalidade. Ela exige a prática de boas ações.

Apesar do número infinito de regras jurídicas, isso não basta ao comportamento humano. Outras regras também são necessárias, como as da ética, que têm o círculo de eficácia maior, penetrando na consciência do homem, onde quer que ele esteja.

Hoje, mais que antes, a ética se impõe com as suas regras, tornando-se imprescindível ao homem para um melhor convívio social e profissional, independentemente de seu posicionamento filosófico ou ideológico.

Em qualquer atividade, o homem precisa estar vinculado ao que lhe recomenda a ética, pois esse comportamento é cobrado pela sociedade em que vive.

Não basta o profissional ser apenas inteligente e culto. È preciso ser ético para que possa permanecer usufruindo da respeitabilidade e da confiança de todos que o cercam.

O profissional, especialmente, tem o dever de ser, no seu comportamento em geral, muito ético, assim será sempre muito respeitado e merecedor de acolhimento onde estiver atuando.

A vida nos ensina muito diariamente e a ética nos ensina a viver sem restrições.

O meio social, em qualquer lugar no mundo, tem a sua própria realidade, e o profissional, em suas atividades, precisa estar sempre muito atento para não perder a importância da ética.

Ser profissional, em qualquer área de atuação, não é fácil, e, por isso, precisa saber vencer e sem descumprir o que lhe recomenda a ética.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.