Tesouro

Navio russo que afundou em 1905 é descoberto na Coreia do Sul

Rumores dão conta de que navio carregava 200 toneladas de ouro; navio da Frota Báltica Imperial da Rússia afundou durante uma batalha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SEUL - Um navio russo que afundou no início do século 20 foi encontrado na costa da Coreia do Sul pelo grupo sul-coreano Shinil, que pretende pedir às autoridades locais uma autorização para explorá-lo. Rumores dão conta de que o navio transportava cerca de US$ 132 bilhões em moedas e 200 toneladas de barras de ouro.

"Encontramos o corpo do Dmitrii Donskoi a 434 metros de profundidade no mar, a 1,3 quilômetros da Ilha Ulleung, por volta das 9h50 de domingo", diz a nota do grupo Shinil. "O nome Dmitrii Donskoi foi descoberto na popa do navio", acrescenta.

O navio da Frota Báltica Imperial da Rússia afundou durante uma batalha com a marinha do Japão em 1905, quando os dois países estavam em guerra.

Rumores de que o navio carregava mais de US$ 132 bilhões em moedas e cerca de 200 toneladas de barras de ouro circulam há tempos. No entanto, estudiosos russos questionam o carregamento valioso, dizendo que ele seria transportado por trens e não navios.

De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, uma lei local estabelece que qualquer escavação de tesouro sob o mar exige uma autorização de autoridades marítimas e um depósito de 10% do valor estimado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.