Beleza

Cabelos merecem cuidados especiais durante as férias

Fios podem ser danificados com a exposição excessiva ao sol, banhos de piscina ou no mar, e até a temperaturas mais baixas; confira dicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Chapéu é uma boa opção contra o sol, por proteger os fios e ainda deixar o visual mais estiloso
Chapéu é uma boa opção contra o sol, por proteger os fios e ainda deixar o visual mais estiloso (chapéu / praia)

SÃO LUÍS - As férias do mês do julho trazem o descanso merecido e também de muita diversão. Mas nesse período também é preciso reforçar os cuidados com os cabelos, já que a exposição excessiva ao sol, banhos de piscina ou no mar, e até as temperaturas mais baixas, são alguns dos fatores que podem deixar danificar os fios. Para quem vai viajar ou mora em lugares quentes, como São Luís, é bom lembrar que tão importante quanto proteger o corpo dos raios ultravioleta é proteger os cabelos.

“Se decidir viajar, curtir uma praia ou piscina, é importante usar um protetor térmico e protetor solar direcionado para cabelos, isso evita o ressecamento, a mudança na cor dos cabelos coloridos, em especial os loiros, já que o sol danifica as fios”, explicou Valéria Lá Paz, profissional da equipe do Werner em São Luís.

Já o uso do boné ou chapéu é uma ótima opção, pois, além de proteger, deixa o visual mais estiloso. “O chapéu, além de proteger os cabelos, ainda protege o rosto”, completou a profissional.

O leave in, também conhecido como creme sem enxágue, protege os fios do calor do secador, chapinha e modelador, repõem os nutrientes e ajuda a controlar o frizz. Outra opção é apostar em leave in específico para controle do volume e que dê forma ao fio que seca naturalmente. “É bom usar um finalizar direcionado para a necessidade daquele cabelo e usar sempre antes de pegar o sol”, completa Valéria Lá Paz.

O creme para pentear não pode faltar para as mulheres com cabelos cacheados, crespos e afro. Eles ajudam a desembaraçar os fios após sair da piscina ou do mar e alguns já têm proteção UV.

Toque macio
O momento de pentear os cabelos também requer cuidado. Comece a desembaralhar pelas pontas, até chegar na raiz. E escolha um pente ou escova com toque macio para não machucar o couro cabeludo. Uma sugestão é testar diferentes penteados, como rabos de cavalo, coques e tranças, que diminuem o contato dos fios com a pele, deixando você livre do calor.

Para os cabelos coloridos, invista em máscaras reconstrutoras. Se eles são naturais, vá de ampolas de vitaminas. No caso de fios com química, use itens para reposição de massa capilar. Outra dica é usar tonalizantes no lugar da coloração permanente ou da descoloração, pois não contêm amônia e sensibilizam menos os fios.

Uma ação que tem ganhado adeptos é o cronograma capilar, que pode ser feito em casa ou no salão e consiste nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. A fase da hidratação cuida do cabelo, que sofre com agressões de chapinha, secador, babyliss e está exposto a poeira e outros componentes químicos que podem prejudicar os fios e deixá-los ressecado, sem vida.

Já o segundo passo é da nutrição, que repõe os nutrientes que o cabelo perde com as químicas e coloração, recuperando os fios e os danos nas cutículas dos cabelos. O terceiro passo é a reconstrução do cabelo, que é a fase de reposição da massa perdida e o resultado pode ser visto imediatamente, com fios mais fortes. Depois dos três passos do cronograma capilar, o cabelo ficará ainda mais forte e hidratado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.