Tentáculos comunistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O governador Flávio Dino (PCdoB) mantém, desde que assumiu o poder no Maranhão, espécies de tentáculos formados pela Prefeitura de São Luís e de cidades do interior, Assembleia Legislativa, Famem, Câmara Municipal e até setores do Judiciário e do Ministério Público. É com o aparelhamento desses órgãos que ele manipula seus interesses de manutenção de poder político e administrativo.
Esta semana se iniciou com a movimentação de um desses tentáculos. A Prefeitura de São Luís, comandada pelo afilhado político de Dino, o pedetista Edivaldo Júnior, realizou uma manobra administrativa que tirou o vereador Ivaldo Rodrigues da Secretaria de Abastecimento e abriu mais uma vaga para o PT. Quem vai comandar a Semapa é o professor Raimundo Chocolate, da corrente petista Construindo um Novo Brasil.
Ao lado de Márcio Jardim, Chocolate era um dos focos de resistência no PT para uma aliança política com Flávio Dino. Não que tivesse força para brecar uma aliança petista, mas ao comunista interessa o controle integral de tudo o que ele manipula. Com a nomeação para a secretaria de Edivaldo Júnior, o insurgente petista se acomoda em seu canto. E fica tudo como está.
São feudos comunistas na Prefeitura de São Luís também as secretarias de Comunicação, de Cultura e de Saúde. E nelas também poderá haver mexidas até o dia 15 de agosto. Basta que o patrão comunista acione seus tentáculos para agradar chefes e chefetes partidários em troca de apoio eleitoral.

Esquema
A mídia alinhada ao governo comunista tenta, desde sábado, faturar politicamente em cima do título do Sampaio Correa, de campeão da Copa do Nordeste.
Usaram até o volúvel presidente da Federação de Futebol, Antonio Américo, para tecer elogios a Flávio Dino, por seu suposto apoio ao futebol maranhense.
Ocorre que não existe apoio algum do governo aos clubes de futebol, mas um esquema gigantesco de repasse de recursos públicos a emissoras ligadas a aliados de Dino.

Na mídia
Quem primeiro apareceu na foto com o troféu da Copa do Nordeste, a “Orelhudinha”, foi o presidente do Sampaio Corrêa, deputado Sérgio Frota (PSDB).
Mas a imagem, que ganhou as redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, incomodou o também deputado Josimar de Maranhãozinho (PR), que se fez vice-presidente do Sampaio.
Frota e Maranhãozinho disputam, agora, espaços entre os torcedores da Bolívia Querida, para suas campanhas de deputado estadual e federal.

Liberta-prende
A sucessão de alvarás de soltura e revogações de liberdade para Lula, no último domingo, deixou o petista Márcio Jardim completamente confuso.
Ele, que já havia anunciado desistência da disputa de senador, chegou a anunciar retorno, depois recuou; depois anunciou viagem a São Paulo, e também recuou.
O liberta-prende em torno de Lula deixou, de fato, os petistas maranhenses atordoados no fim de semana.

Morde-assopra
Outro que se posiciona em relação a Lula de acordo com seus interesses e conveniências de momento é o governador Flávio Dino.
O comunista já pregou publicamente a desistência do PT da candidatura de Lula e pregou aliança de toda a esquerda em torno de Ciro Gomes (PDT).
Mas bastou a possibilidade de liberdade do ex-presidente para Dino apresentar-se como aliado, criticando o juiz federal Sérgio Moro.

Lealdade
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) mantém sua postura pública de defesa de Lula, mesmo diante da hostilidade de setores do PT maranhense ligados ao governo.
Ela voltou a se manifestar pela liberdade do ex-presidente e chegou a comemorar a possibilidade de soltura do líder petista.
Aliada de Lula desde as eleições de 2002 - quando o PT ainda fazia oposição ao seu governo -, Roseana mantém-se leal ao ex-presidente, independentemente de sua posição eleitoral.

Pelo beiço
Com a desistência de Márcio Jardim e a ida de Raimundo Chocolate para o secretariado municipal, o PT abandona, oficialmente, sua pressão por vaga na chapa de Flávio Dino.
Deve mesmo se contentar com a indicação de um segundo suplente para um dos dois candidatos a senador na chapa comunista.
Uma mudança de postura do PT só deverá ocorrer se Lula for mesmo solto antes do fim do prazo das convenções partidárias.

DE OLHO

R$ 440 mi É o total sacado por Flávio Dino do Fundo de Aposentados, para poder pagar a categoria. Ministério Público vai investigar o saque.

E MAIS

• O ex-vereador Paulo Roberto Pinto, o Carioca, realizou lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual no último fim de semana, em São Luís.

• A mobilização da oposição em Imperatriz e o escândalo envolvendo o Hospital Regional tornam a vida do governador Flávio Dino cada vez mais difícil na região.

• Alvo declarado do Palácio dos Leões, o deputado federal Hildo Rocha fortalece as bases e sua reeleição com ações efetivas em vários municípios maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.