Fora do bloco

Lei sobre saída do Reino Unido da União Europeia é promulgada

Rainha Elizabeth II assinou o texto. Consentimento real é a última etapa do procedimento legislativo no Reino Unido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

LONDRES - A lei que organiza a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foi promulgada ontem, após meses de acalorados debates, anunciou o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, para alegria dos deputados conservadores.

Ontem, a rainha Elizabeth II assinou o texto, apresentado em julho de 2017 pelo governo conservador de Theresa May e adotado na semana passada pelo Parlamento britânico. O "consentimento real" é a última etapa do procedimento legislativo no Reino Unido.

Peça essencial da implantação do Brexit, essa lei deve permitir ao Reino Unido continuar a funcionar normalmente depois que deixar o bloco. O texto porá fim à prevalência do Direito europeu sobre o Direito nacional e integrará ao Direito britânico as leis comunitárias que Londres desejar manter.

Também confirma para 29 de março de 2019, às 23h locais (20h em Brasília), a data oficial da saída da UE.

Percurso no Parlamento

O texto teve um tortuoso percurso no Parlamento, desde o início de sua análise em setembro, e o governo sofreu vários golpes, o que mostra as persistentes divisões sobre o caminho a seguir.

Foi na última semana, ao fazer uma concessão de último minuto sobre o papel do Parlamento no processo do Brexit, que a premiê Theresa May conseguiu a adesão dos deputados conservadores eurófilos, ao reivindicar que a última palavra sobre o acordo final com Bruxelas seja dessa Casa.

Sem chance de volta

Os ardorosos defensores do Brexit celebraram a adoção da lei como uma garantia de que o Reino Unido sairá de fato da UE, apesar da incerteza sobre as negociações com Bruxelas.

As possibilidades de que se reverta a decisão dos britânicos de abandonar a UE "agora são nulas", considerou o ministro de Comércio Internacional, o eurocético Liam Fox, para quem a adoção da lei lançou "irrevogavelmente" a marcha do Brexit.

Para o influente deputado conservador Jacob Rees-Mogg, partidário de um Brexit sem concessões, o fim desse turbulento procedimento legislativo significa que Theresa May poderá continuar as negociações com Bruxelas em uma posição "muito mais forte".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.