Sem visto

''Torcedores'' da Copa entram ilegalmente na UE pela Rússia

Migrantes da Ásia e África aproveitam o evento esportivo para tentar ingressar em países do bloco. Segundo relatório publicado pela mídia alemã, vários conseguiram chegar à Finlândia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

MOSCOU - Autoridades e fronteira de vários países relatam que regulamentos menos rígidos para obtenção de visto na Rússia durante a Copa do Mundo possibilitaram a diversas pessoas entrar ilegalmente na União Europeia, ou tentar fazê-lo, através das fronteiras russas.

Desde o início do campeonato, cinco pessoas entraram ilegalmente na Finlândia, munidas somente do Fan ID da Fifa, documento emitido após a compra de um bilhete para o Mundial por um não russo, informou o site de notícias da revista alemã Der Spiegel.

O relatório citou autoridades finlandesas, segundo as quais três marroquinos, um nigeriano e outro chinês pediram refúgio no país. Os marroquinos teriam cruzado a fronteira por terra, enquanto o chinês chegou de avião à capital Helsinque, vindo da Rússia.

O Fan ID permite a quem deseje assistir aos jogos entrar na Rússia sem visto e permanecer um máximo de 10 dias após o término do campeonato de futebol, em 15 de julho.

Tentativas frustradas

Segundo a Spiegel Online, a polícia russa informara sobre a prevenção de vários outros casos de passagem ilegal, incluindo quatro marroquinos presos perto da fronteira norueguesa.

Os quatro homens foram expulsos do país, depois de pagar uma multa de 2 mil rublos (cerca de RS$ 120).

De acordo com o relatório, autoridades bielorrussas também prenderam quatro marroquinos com Fan IDs que tentavam atravessar para a Polônia. Entrar em Belarus a partir da Rússia é mais fácil, devido à menor fiscalização de fronteira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.