STF invocado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Uma verdadeira avalanche de Reclamações Diretas, com pedido de Liminar, ao Supremo Tribunal Federal, deve chegar à Suprema Corte Brasileira nas próximas semanas. São recursos de políticos, jornalistas e ativistas de redes sociais inconformados com a censura que está sendo imposta a todo posicionamento crítico em relação ao governo Flávio Dino (PCdoB).
Nesta pré-campanha, o TRE julga, de forma efetiva, todas as reclamações do governador comunista, com liminares de censura a posts, matérias, artigos e até opiniões, independentemente de ouvir a parte censurada.
O mais curioso é que as inúmeras ações contra Flávio Dino - como uso da máquina pública, aliciamento de eleitores, compra de votos e campanha explícita nas redes sociais e na TV tradicional - são esquecidas em gavetas do Ministério Público ou em outros gabinetes, sem qualquer decisão, tornando desequilibrada a disputa no Maranhão.
Advogados especialistas em Direito Eleitoral decidiram se unir e bancar as causas dos amordaçados pelas decisões judiciais por entender que o STF fatalmente cassará a decisão dos juízes eleitorais maranhenses, desmoralizando as decisões favoráveis ao comunista que governa o Maranhão. Em nome da liberdade de expressão garantida na Constituição Federal.

Terceira via
O senador Roberto Rocha (PSDB) tem defendido a unidade de toda a Terceira Via nas eleições de outubro.
Ele entende que a consolidação da candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), como segunda via, força a necessidade de uma unidade alternativa no Maranhão.
Rocha tem procurado pré-candidatos como a ex-deputada Maura Jorge (PSL) e Eduardo Braide (PMN) na busca por uma composição, mesmo respeitando a candidatura de todos.

Vice, não!
Aliados mais próximos da pré-candidata Maura Jorge confirmam conversas com o senador Roberto Rocha.
Dizem ainda que essas conversas giraram em torno de uma composição de chapas, embora recusada pela ex-prefeita.
Maura Jorge vê sua candidatura como uma “missão” no pleito de outubro, na tentativa de recuperar o Maranhão.

Braide fora
Os palanques de Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney e Roberto Rocha dão como certo que o deputado Eduardo Braide (PMN) não disputará mesmo o governo maranhense.
O gesto de reaproximação do ex-governador José Reinaldo Tavares com Rocha também é o indicativo de que Braide não irá para a disputa.
O mais provável é que o parlamentar concorra a uma vaga de deputado federal, pensando no projeto municipal de 2020.

Esquecido
Mas há entre os aliados de Eduardo Braide os que defendem sua candidatura à reeleição, caso não concorra ao governo.
Os aliados ficam ressabiados com o exemplo da deputada Eliziane Gama, que foi para a Câmara e ficou isolada, perdendo o favoritismo da disputa pela prefeitura, em 2016.
Para eles, num partido inexpressivo, Braide não teria a vitrine necessária para se mostrar como opção para a prefeitura; e acabaria esquecido.

Lula-lá
Os petistas maranhenses apostam na soltura do ex-presidente Lula, no próximo dia 26, para voltar à ofensiva por espaços majoritários nas eleições maranhenses.
O ex-presidente terá um recurso pela suspensão de sua prisão julgado na Segunda Turma do STF, que tem posição majoritária contra as prisões em segunda instância.
A liberdade de Lula garantirá também seu direito de ser candidato, o que fortalecerá o PT, inclusive no Maranhão, apesar da inexpressividade do diretório.

Maus lençóis
A eventual liberdade de Lula deixará o governador Flávio Dino em situação delicada do ponto de vista da política nacional.
Em maio, o comunista maranhense resolveu defender o abandono da candidatura do ex-presidente e a unidade das esquerdas em torno do nome de Ciro Gomes (PDT).
A postura de Dino causou reação indignada de petistas no âmbito nacional, e até uma carta do próprio Lula à presidente do partido, lamentando pelos que o estavam abandonando.

DE OLHO
R$ 80 milhões É quanto o governador Flávio Dino retirou do Porto do Itaqui para usar nas contas do governo, em pleno período de campanha eleitoral.

E MAIS

• Muita gente viu o recuo do ex-governador José Reinaldo no embate com o senador Roberto Rocha como uma acusação de golpe de que poderia ficar fora da disputa senatorial.

• Com a decisão do TSE de cassar a candidatura do prefeito de Bacabal, Zé Vieira, e determinar novas eleições no município, o deputado Roberto Costa retoma as articulações.

• Deputados de oposição e de governo homenagearam o colega Max Barros - que está deixando a Assembleia - como um dos mais corretos parlamentares do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.