Justiça Eleitoral

TSE decide por nova eleição em Bacabal

Por unanimidade, os ministro decidiram indeferir o pedido do registro de candidatura de Zé Veira, que foi eleito com mais de 20 mil votos em 2016

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Zé Vieira agora não é mais prefeito de Bacabal oficialmente
Zé Vieira agora não é mais prefeito de Bacabal oficialmente (Zé Vieira)

Depois de cerca de um ano e meio após assumir a Prefeitura de Bacabal, Zé Vieira (PP) teve sua votação nas eleições de 2016 anulada. A decisão é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julgou no fim da noite da terça-feira, 19, recurso do pepista contra decisões de base e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que indeferiram o pedido de registro de candidatura de Vieira.

Os ministros do TSE entenderam que a condenação em segundo grau de Zé Vieira por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito o tornou inelegível por 3 anos e, por isso, não poderia concorrer no pleito de 2016.

A decisão na última instância da Justiça Eleitoral prevê a realização de novas eleições em Bacabal para a escolha do novo prefeito. Desde o início deste ano que o município vem sendo administrado pelo então vice-prefeito, Florêncio Neto, que assumiu após o Tribunal de Justiça determinar o afastamento de Zé Vieira do cargo.

ainda cabe embargos de declaração a decisão do TSE. Somente após a análise de mais este recurso de Zé Vieira é que o tribunal determinará ao TRE do Maranhão a realização do pleito em Bacabal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.