Brasília
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou ontem que a urna eletrônica garante eleições seguras e transparentes. “As urnas eletrônicas ajudaram a superar os ciclos da vida brasileira que vêm desde a República Velha, em que as fraudes se acumulavam”, afirmou o ministro durante a sessão plenária do TSE que ocorreu no dia em que a urna eletrônica completa 25 anos.
“O Brasil tem muitos problemas que o processo democrático e a democracia ajudam a enfrentar e resolver, mas um desses problemas não é a urna eletrônica, que até aqui tem sido parte da solução, assegurando um sistema íntegro e que tem permitido a alternância de poder sem que jamais se tenha questionado de maneira documentada e efetiva“, completou.
Sem fraudes
Luís Roberto Barroso afirmou que, “nesses 25 anos, nunca se documentou uma fraude sequer” e que as urnas garantem “eleições limpas, seguras, transparentes e auditáveis”.
O ministro também destacou que o processo de distribuição das urnas é “admirável”, chegando a eleitores das populações ribeirinhas e comunidades indígenas por avião, automóvel e até de lombo de jegue ou a pé.
No dia 13 de maio de 1996, o TSE enviou as primeiras urnas eletrônicas aos TREs para que eles pudessem conhecer o equipamento que seria utilizado nas eleições municipais daquele ano. l
Saiba Mais
- Luís Barroso diz que voto impresso está enterrado
- TSE autoriza quebra de sigilo contra a chapa Bolsonaro-Mourão
- TSE condena manifestação de eleitor maranhense nas redes sociais
- Barroso anuncia licitação para compra de 176 mil urnas eletrônicas
- Presidente do TSE rebate Bolsonaro e diz que lida ''com fatos e provas''
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.