Pavimentação asfáltica

Qualidade do asfalto será tema de debate na capital

Engenheiros e estudantes de engenharia se reúnem, nesta terça-feira (19), para debater a qualidade da pavimentação das rodovias do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

A palestra “Rodovias maranhenses: um novo horizonte para a qualidade e desempenho estrutural dos pavimentos” será ministrada pelos engenheiros civis Arthur Ribeiro Bastos e Germano Saraiva da Silva, nesta terça-feira (19), às 19h, na sede do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM). O evento é aberto ao público e os inscritos têm direito a certificado.

Com relação à pavimentação asfáltica, o presidente do CEM, Emanuel Miguez, explica que o tema ainda envolve alguns ‘mitos’ que precisam ser desfeitos. “E esse é um dos objetivos da palestra”.

Para haver qualidade na pavimentação asfáltica, Emanuel Miguez propõe a excelência nos serviços de sub-base e da base onde a massa asfáltica é ficada. “A função do asfalto que será fixado nessa estrutura é somente garantir mais conforto ao rolamento”. Ele ressalta que uma boa pavimentação asfáltica envolve mais a inclusão de serviço de drenagem profunda e a superficial.

“É fundamental que o engenheiro faça o acompanhamento dos serviços para que todos os procedimentos técnicos sejam realizados”, afirma Miguez, que alerta que as decisões sobre obras devem ser do engenheiro.

“Se a decisão for política, sem­pre acontecem erros técnicos. Uma decisão política, por exemplo, de querer pintar canteiros de período chuvoso, é prejuízo, pois a chuva não vai permitir a fixação da tinta e ainda haverá poluição do ambiente”. Ele disse que, na pavimentação realizada no período de sol e de pouca chuva, a qualidade de obra aumenta e há mais produtividade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.