Problema

Obra deixa rastro de buracos e danos em vias na Alemanha

Serviço durou cinco anos; crateras foram tapadas, mas não houve asfaltamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Buracos ficam cobertos, mas não houve asfaltamento; lama ocupa via
Buracos ficam cobertos, mas não houve asfaltamento; lama ocupa via (Buracos)

SÃO LUÍS - Em julho de 2012, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) começou a Implantação e Ampliação dos Sistemas de Esgotamento Sanitário das Bacias Anil e Vinhais. A obra na bacia do Anil, que corresponde aos bairros Alemanha, Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Ivar Saldanha tinha um prazo de 540 dias, ou 18 meses, para ficar pronta. Hoje, quase cinco anos depois, as obras terminaram, mas os moradores dos bairros continuam envolvidos, principalmente a Alemanha, com os buracos no asfalto causados pela empresa responsável pelo serviço, e que não foram corretamente tampados.

O primeiro problema é que os moradores se viram vários e vários meses às voltas com poeira e barulhos incessantes em suas casas. Quem vive na Rua Edson Brandão, por exemplo, tinha carros, caminhões e tratores diariamente em suas portas. Agora, finalizado o serviço, restaram os buracos fechados, mas sem o asfalto. E o pior é que, nesse período de chuva, vira tudo um lamaçal só. “Eles fizeram a obra e a Prefeitura nunca veio arrumar”, relatou Eliseu Nogueira, morador.

A situação se repete na Avenida Carlos Macieira, uma das principais do bairro, e que também serve de via de passagem para os coletivos. O resultado é que os motoristas ou desviam ou se aventuram nos buracos, com a lembrança de que, em outras localidades onde obras semelhantes foram realizadas, os veículos mais pesados acabaram sendo engolidos por crateras. Situação semelhante também pode ser vista na Rua Abranches de Moura.

A Prefeitura de São Luís afirmou que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) não está realizando recapeamento asfáltico no bairro da Alemanha e que as obras realizadas por lá são de inteira responsabilidade do Governo do Estado. Até o fechamento desta edição, o Governo do Estado não havia se pronunciado sobre a situação

Semelhantes
Problemas semelhantes aos da Alemanha surgiram na Avenida dos Africanos. Nos últimos meses, a avenida virou um canteiro de obras, por causa de intervenções realizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que estava direcionando a rede coletora de esgotos para a Estação de Tratamento do Bacanga.

Ano passado, obras malfeitas em tubulações de esgoto na Rua Um, no bairro Cohajap, engoliram um ônibus. Neste mesmo período, uma caçamba afundou na Avenida Daniel de La Touche, também em uma obra da Caema. Antes disso, um caminhão da própria empresa contratada pela companhia estadual acabou caindo em um de seus buracos.

SAIBA MAIS

Bacia

A obra na bacia Anil estava orçada, inicialmente, em R$ 24.621.808,68 e deveria ter sido executada em 540 dias, a contar de julho de 2012. O Sistema é composto por 2.932,78 metros de Redes Coletoras de Esgoto, 3.317 metros de Interceptores, 1.321,25 metros de Linhas de Recalque, 4 Estações Elevatórias de Esgoto, 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Anil), 47 Kits Sanitários e 293 Ligações Prediais de Esgoto. O serviço atenderá cerca de 56 mil habitantes dos bairros Alemanha, Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Ivar Saldanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.