Estado Maior

ANJ contra censura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

A implacável perseguição do governo Flávio Dino (PCdoB) contra o jornal O Estado – com sucessivas ações judiciais, na tentativa de intimidação, já é de conhecimento da Associação Nacional de Jornais (ANJ).
Ainda na manhã de quinta-feira, o editor de Política de O Estado, jornalista Marco Aurélio D’Eça, conversou com a assessoria da ANJ, via internet, à qual informou a situação, deu detalhes dos processos e encaminhou todos os dados das reportagens que geraram as ações.
No dia seguinte, ninguém menos que o diretor-geral da entidade que reúne os principais jornais do país, também conversou com D’Eça, pedindo os prints e links de todas as matérias, algumas das quais ilustram, como imagem, a reportagem sobre o tema, publicada na edição do fim de semana.
A ANJ tem se posicionado criticamente contra a censura a órgãos de imprensa e a tentativa de intimidação da liberdade de expressão. E atua como uma espécie de litisconsorte informal em todas as ações que chegam ao Supremo Tribunal Federal. É com base na Constituição Federal que a associação de jornais encaminha ao STF o norte para a garantia da liberdade.
A entidade já está de posse dos documentos que mostram a perseguição a O Estado. Estes mesmos dados serão encaminhados também à Associação Brasileira de Imprensa e a Federação Nacional dos Jornalistas, órgãos de representação brasileiros. Numa luta aberta, franca, contra a censura.

Informalidade
Nem mesmo a pouca divulgação e o convite de última hora conseguiram esvaziar a passagem da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) pela Baixada maranhense.
Sem avisar ninguém, Roseana chegou a Mirinzal na tarde de sexta-feira (15), mas se surpreendeu com a receptividade intensa de populares.
Ela esteve também em Pinheiro e em Central do Maranhão, em reuniões informais com lideranças políticas.

Sarney Filho
O deputado federal Sarney Filho mostrou forte prestígio político e eleitoral na região da Baixada, neste fim de semana.
Acompanhando a ex-governadora Roseana Sarney em eventos pela região, Sarney Filho foi recebido com festa por lideranças de todos os partidos políticos.
Em Mirinzal, esteve com o ex-prefeito Amaury Almeida. Em Pinheiro, foi apresentado aos eleitores pelo ex-prefeito Filuca Mendes.

Novos amores
Antes adversários, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e a deputada Eliziane Gama (PPS) selaram aliança para as eleições e outubro.
Edivaldo esteve no evento de Eliziane, no último sábado, como apoiador de sua candidatura ao Senado.
Imediatamente, surgiram memes e vídeos na Internet exibindo o que dizia Eliziane da gestão do agora aliado pedetista.

Crise tucana
O deputado federal Waldir Maranhão já se apresenta, ele próprio, como opção do PSDB maranhense ao Senado.
Mas o também deputado federal José Reinaldo Tavares garante ter a garantia do próprio presidente nacional da legenda, Geraldo Alckmin, para representar a legenda.
Tavares dá sinais de que irá atropelar o desafeto Roberto Rocha, candidato a governador, para viabilizar a candidatura.

DE OLHO
R$ 3,4 milhões

É quanto somam as 18 ações de Flávio Dino contra o jornal O Estado, numa cruzada intimidatória do comunista já denunciada às associações de imprensa

Murmúrios
O ex-ministro Gastão Vieira (Pros) andou se reclamando do governador Flávio Dino no interior maranhense.
Candidato a deputado federal, Vieira espera do comunista o apoio e a estrutura necessários para viabilizar seu nome entre os prefeitos.
Mas, acha que todo o esforço comunista se volta para a eleição do ex-secretário Márcio Jerry, lugar-tenente de Flávio Dino.

Desgaste
Ignorado pelo governo Flávio Dino, o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), enfrenta forte oposição da família Cutrim no município.
E a falta de apoio para obras estruturais – o que não faltou em seu primeiro mandato – gera forte desgaste nas comunidades da cidade balneária.
Liderados pelo ex-prefeito – e ex-aliado do próprio Fernando – e agora candidato a deputado federal Gil Cutrim, esse desgaste é amplificado por mil.

E MAIS

• O presidente da Câmara, Astro de Ogum, o da Assembleia, Othelino Neto, o prefeito Edivaldo Júnior e o governador Flávio Dino disputam atenção nos arraiais promovidos por eles.

• Ex-prefeito de Pinheiro e pai do atual gestor, o também ex-deputado José Genésio só trata o governador Flávio Dino com adjetivos, digamos, nada lisonjeiros.

• O PRP, o PSD e o MDB já têm praticamente prontos os argumentos que servirão de base para a impugnação, caso Flávio Dino insista em manter Carlos Brandão como companheiro de chapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.