Eleições 2018

Roberto Rocha já fala de Waldir Maranhão como pré- candidato ao Senado

Declaração atribuída ao pré-candidato a governador causou forte repercussão porque atinge o ex-governador José Reinaldo Tavares; mas, a O Estado, tucano contou outra história

Carla Lima - subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Roberto Rocha está mais próximo de Waldir Maranhão que de José Reinaldo
Roberto Rocha está mais próximo de Waldir Maranhão que de José Reinaldo (Roberto Rocha)

A chapa majoritária do PSDB pode sofrer mudanças. Se depender das últimas declarações atribuídas ao senador Roberto Rocha, pré-candidato ao governo do Maranhão, o novo candidato ao Senado pelo ninho tucano será o deputado Waldir Maranhão e não mais José Reinaldo Tavares como vinha sendo anunciado.

A mudança foi cogitada durante discurso de Rocha em visita ao município de Carutapera. Em reunião com pescadores, o senador anunciou como pre-candidatos ao Senado o deputado Alexandre Almeida e Waldir Maranhão.

“O nosso partido tem um projeto para o Maranhão, aqui está os nossos pré-candidatos ao senado, Waldir Maranhão e Alexandre Almeida que caminham conosco. Nós unidos e pela vontade do povo iremos trazer mais desenvolvimento econômico e social para a nossa população”, afirmou o pré-candidato, senador Roberto Rocha.

As declarações do senador abre a interpretação que o também pré-candidato ao Senado, deputado José Reinaldo Tavares, seria carta fora do baralho no ninho tucano.

O motivo para o “descarte” de Tavares foi o apoio declarado a eventual candidatura do deputado Estadual Eduardo Braide (PMN) ao governo Estadual.

Recuo

Em contato com O Estado, bom senador negou que tenha descartado a pré-candidatura de Zé Reinaldo afirmando que não se fala ainda de candidaturas, que seria algo já concreto para o pleito deste ano.

“Não estamos falando aqui de candidaturas. Falamos de pré-candidaturas e isto é amplo pq pode ser pré- candidato qualquer membro do partido”, afirmou Roberto Rocha.

Mesmo com a justificativa de Rocha a respeito da pré-candidatura de Maranhão ao Senado, o tucano trouxe uma novidade ainda não oficializada pelo partido: mais de dois pré-candidatos ao Senado.

Até a vinda do presidenciável Geraldo Alckmin ao Maranhão, Zé Reinaldo era posto como um dos dois candidatos a senador. Junto do nome dele, existia somente do também deputado Alexandre Almeida.

Fato que Waldir Maranhão nunca desistiu da vontade de disputar o Senado. Tentou - como José Reinaldo - por meio do grupo de Flávio Dino, mas foi traído pelo comunista.

Maranhão tentou até entrar no PT conforme tinha sido prometido pelo governador do Maranhão. Mas a entrada na sigla não foi aprovada.

Sendo rifado por Flávio Dino e seu partido aliado, Waldir buscou uma legenda de contra- ponto aos comunistas.

O mesmo fez José Reinaldo que tentou ser candidata pelo grupo do comunista, mas foi preterido. Depois tentou ficar com o DEM e sofreu nova derrota para o grupo do governador e decidiu entrar na sigla adversária, o PSDB.

No entanto, mesmo sabendo que o ninho tucano já tinha um pré-candidato ao governo, Tavares declarou apoio a uma eventual candidatura do deputado Eduardo Braide ao governo Estadual.

A posição Bali agradou os tucanos que passaram a colocar a possiblidade de José Reinaldo não sair candidato ao Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.