Cidades | IMPERATRIZ

Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é realizada

Programação contou, m sua abertura, com apresentação de coral, momento devocional e palestras; atividades se estendem até o dia 15
10/06/2018 às 00h00
Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é realizadaProgramação segue até 15 de junho, no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (Divulgação)

A Semana de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi aberta oficialmente no dia 8, em Imperatriz, com o tema “Cuide de quem sempre cuidou de você”, solenidade foi realizada na Casa do Idoso Feliz, Centro.

Abertura contou com a participação do Canto Coral do Idoso do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Bacuri, momento devocional e palestras. As ações estão sendo coordenadas pela Casa do Idoso Feliz, em conjunto com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso e Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Creas.

“Essa programação é uma convocação aos familiares, comunidade e todos os seguimentos da sociedade a refletirem sobre a importância da relação entre as gerações, como instrumento de educação para o envelhecimento e respeito à dignidade da pessoa idosa”, afirmou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

Levantamento feito pela ONU mostra que a violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional, impedindo o desempenho de seu papel social.

Atividades seguem até 15 de junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas, ONU; e Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, INPES.

Programação

Dia 10

Divulgação da Campanha nas Igrejas de Imperatriz.

Dias 11 a 14

Palestras para crianças; adolescentes, famílias e idosos sobre o enfrentamentamento e combate à violência contra a pessoa idosa. Tema: "Cuide de quem sempre cuidou de você."
Realizadas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nas escolas municipais e privadas.

Dia 11

14h – Palestra: “Cuidado na Atenção Farmacêutica em Geriatria – Medidas Higiênicas Diabéticas, Síndromes Geriátricas e Polifarmácia, ministrada pela coordenadora da Central de Atendimento Farmacêutico, Bruna Castro.
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro.

15h – “Cuide de quem Sempre cuidou de você”
Palestrante: Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz
Apresentação: Companhia de Teatro da Casa do Idoso Feliz
Local: Cebama

Dia 12

10h – “Tipologia intrafamiliar Contra a Pessoa Idosa”
Palestrante: Tipologia intrafamiliar Contra a Pessoa Idosa, ministrada pela assistente social Charlanny Caetano de O. Leite e acadêmicos da FACAM
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro

Dia 13

8h às 10h – Mobilização nas principais Avenidas da Cidade, com entrega de panfletos.
Locais: Praça do Bacuri, Praça Ferro de Gomar, Praça de Fátima, Av. Pedro Neiva de Santana, Av. Industrial e Bernardo Sayão.

9h – Sarau “Versos de Amor, Carinho e Amizade.” Academia Imperatrizense de Letras
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro

16h – Palestra “Cuide de quem Sempre Cuidou de Você"

Dia 14

10h – “Empoderamento da Pessoa Idosa”, ministrada pela Profª Me. Dyllean de Cássia Silva e acadêmicos da Faculdade Pitágoras
Local: Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, nº 208, em frente à Prefeitura, Centro

16h – “Cuide de quem Sempre Cuidou de Você”
Palestrante: Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso Feliz.
Local: Escola Municipal Renato Cortez Moreira

Dia 15

8h – Caminhada para o Ato Público na Praça de Fátima.

8h30 – Abertura do Ato Público com a Banda do 50ºBIS.

9h – Apresentação da Quadrilha Junina da Casa do Idoso

9h30 – Encerramento do Ato Público com apresentação do Coral da Casa do Idoso

10h – Apresentação de Balé de Idosos do Cras Cafeteira
Local: Praça de Fátima

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte