Importante

Hoje é celebrado o Dia de Conscientização da Violência contra Idosos

Data é importante momento de alerta para a importância do enfrentamento desses abusos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Para combater e conscientizar a população, a Prefeitura realizou a III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa
Para combater e conscientizar a população, a Prefeitura realizou a III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa (Casa do Idoso)

Imperatriz - Nesta segunda-feira, 15, celebra-se o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Estabelecida em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos, INPEA, a data passou a ser reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. Esse tipo de violência não é apenas um problema social, mas também de saúde pública.

A data é um importante momento de chamar atenção para a importância do enfrentamento dos abusos contra pessoas idosas. Dessa maneira, para combater e conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes e Casa do Idoso Feliz, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso, organizaram a III Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, com inicio na última segunda-feira, 08.

Toda programação foi transmitida pela internet em plataformas digitais, por conta da pandemia de Coronavírus, Covid-19 e da suspensão das atividades da Casa do Idoso Feliz, administrada pela Sedes. A coordenadora da Casa, Alesandra Nobre, explica que o objetivo do evento foi resgatar a cultura de proteção aos idosos. “A violência contra os idosos acontece, é real e ela é muito cruel, porque muitas vezes é silenciosa. Na maioria dos casos é cometida por pessoas próximas”, explicou.

Evento ocorre todos os anos e faz parte do junho roxo, mês de combate à violência desse tipo, estabelecido com o objetivo de conscientizar e estimular denúncias de agressões. O tema da campanha deste ano é ‘A vida em cena: o direito de envelhecer com dignidade e amor’. Ainda segundo a coordenadora, o propósito é disseminar informação. “Queremos que a conscientização chegue a todos os lugares, que as pessoas saibam reconhecer e assim possam denunciar”, completou.

Secretária da Sedes, Janaína Ramos, ressalta a importância de a sociedade ficar em alerta aos tipos de violência que a pessoa idosa possa sofrer. “Entre as violências estão a física, psicológica, financeira, abuso sexual, negligência e abandono. Devemos enfrentar diariamente esse mal que aflige nossos idosos, ainda mais neste momento de pandemia, em que, infelizmente tem se verificado o aumento dos índices de violência contra a pessoa idosa”, declarou.

A programação da III Semana encerrou-se na tarde desta segunda, com a palestra Dra. Nayara Santana, intitulada ‘Saúde do Idoso em Tempos de Isolamento’. Apesar do evento pontual da campanha, a Sedes, a Casa do Idoso e o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso promovem ações de conscientização sobre o tema durante todos os meses do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.