PT rachado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Não será surpresa se o PT maranhense tiver braços eleitorais em algumas das principais candidaturas a governador do Maranhão, mesmo coligado oficialmente com o comunista Flávio Dino. Há vozes discordantes entre os petistas que deixam claro a simpatia pela aliança com a ex-governadora Roseana Sarney (MDB); e outros, que ainda defendem apoio ao deputado estadual Eduardo Braide (PMN).
O clima de racha é cada vez maior no PT a ponto de se ouvir vozes como a do professor Márcio Jardim - pré-candidato a senador pelo partido - admitir que a legenda não vai integralmente com Flávio Dino. Lideranças como Antonio Heluy e Joab Jeremias assumem publicamente simpatia pela aliança com Roseana.
A admissão de Márcio Jardim levou seu xará comunista Márcio Jerry a voltar a agredir seus adversários, de forma tão raivosa que mostrou o tamanho da preocupação dinista com o partido que o próprio governador esnoba em sua chapa governamental.
O atrelamento do PT ao governo Flávio Dino se dá por intermédio do professor Chico Gonçalves e do sindicalista Augusto Lobato, ambos empregados de Flávio Dino. E também pelo vereador Honorato Fernandes, cujo interesse é eleger-se deputado estadual. Nenhum outro grupo do partido mostra-se plenamente satisfeito com a aliança comunista. Por isso o PT vai rachado, de novo, nas eleições de outubro.

Ela e pronto!
O governador Flávio Dino deu uma nova esnobada no PT, que vive mandando recado de que quer estar na chapa majoritária.
O comunista gravou vídeo em que chama para o lançamento da pré-candidatura de Eliziane Gama (PPS) e chama a deputada de “nossa senadora”.
De uma vez só, ele descartou não apenas o PT, mas também DEM, PR e PP em sua chapa majoritária.

Nem tanto assim
Embora apalavrado com o PCdoB, o PP tem dado mostras de que pode mudar de rumo até as convenções.
Seu presidente, o deputado federal André Fufuca, além do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, têm feito coro à candidatura do senador tucano Roberto Rocha.
Outra parte do partido conversa abertamente com a ex-governadora Roseana Sarney.

Juntos
No fim das contas, o senador Roberto Rocha e o deputado estadual Eduardo Braide podem parar no mesmo palanque.
Se não viabilizar mesmo sua candidatura a governador, Braide deve se coligar ao PSDB, já com vistas ao projeto de se eleger prefeito de São Luís, em 2020.
Neste caso, estaria consolidada a declaração que Rocha deu há mais de três meses: “Todos estaremos no mesmo palanque”.

Fusão à vista
Outro movimento que indica a fusão das chapas Rocha/Braide é a escolha do primeiro suplente de José Reinaldo Tavares (PSDB), o ex-vereador de Caxias Catulé.
Catulé é ligado ao PSDB e se aproximou do grupo do ex-deputado Paulo Marinho por articulação do próprio Roberto Rocha.
Ou seja, a movimentação de Waldir Maranhão pela vaga de senador no PSDB vai continuar sem resultado prático.

No palanque
Um movimento ligado à ex-governadora Roseana Sarney tem defendido a candidatura a deputado federal do coronel Francisco Vieira.
Vieira é o principal assessor de Roseana na área de segurança, e cuida da proteção da ex-governadora há mais de 20 anos.
Apesar da manifestação de aliados, o oficial da PM ainda não se manifestou oficialmente sobre a candidatura.

Direito eleitoral
São Luís será sede nos dias 21 e 22 do Seminário de Direito Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Regional, pela AJUFE e Universidade Ceuma.
O evento vai discutir a reforma e crise política: desafios da Justiça eleitoral, e tem confirmada a presença do presidente do TSE, ministro Luiz Fux.
Também estão confirmados como palestrantes os ministros Tarcísio Vieira de Carvalho Neto (TSE), Reynaldo Soares da Fonseca (STJ), Napoleão Nunes Maia Filho (TSE); o procurador federal José Jairo Gomes (MPF) e o procurador Humberto Jacques de Medeiros (TSE).

DE OLHO
R$ 508 mil É quanto o governo Flávio Dino vai gastar com artistas de fora do Maranhão durante o São João, entre eles o cantor romântico Agnaldo Timóteo.

E MAIS

• O todo-poderoso Márcio Jerry mostrou-se desequilibrado diante da informação de que a cúpula nacional do PT poderia recuar na aliança com o PCdoB no Maranhão.

• Diante do desempenho abaixo das expectativas nas pesquisas, já há quem defenda o deputado Weverton Rocha para vice de Flávio Dino, abrindo vaga para o Senado.

• Sucesso de público e crítica, com atrações juninas genuinamente maranhenses, o arraial “Pertinho de Você”, coordenado pelo vereador Astro de Ogum, volta a funcionar hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.