Educação

Alunos comemoram os 60 anos do Colégio Dom Bosco

Celebrações terão ponto alto nesta sexta,25, data da fundação da tradicional escola maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
A fundadora do Dom Bosco, D. Maria Izabel Rodrigues, sendo homenageada por  alunos
A fundadora do Dom Bosco, D. Maria Izabel Rodrigues, sendo homenageada por alunos (A fundadora do Dom Bosco, D. Maria Izabel Rodrigues sendo homenageada por alunos da escola)

SÃO LUÍS - Em 25 de maio de 1958 a jovem educadora Maria Izabel Pereira Rodrigues, profissional que já dedicava sua vida à educação e oriunda de uma família de tradicionais educadores, resolveu abraçar o sonho de fundar um jardim de infância diferenciado e moderno; no qual as crianças aprendessem não mais escrevendo lições e decorando dados, mas através de um rico processo de ensino – aprendizagem no qual a arte em suas mais diversas linguagens estivesse bem presente, assim como a próxima relação família – escola.

Assim surgiu, com apenas 30 alunos, o Jardim de Infância O Pequeno Polegar. A semente que fecundou e deu origem ao hoje nacionalmente conhecido e respeitado grupo de educação Dom Bosco, que além do colégio possui a Faculdade UNDB em São Luís.

Comemoração

E para marcar esses 60 anos de existência da “escola que ensina a pensar” – slogan do Dom Bosco – a instituição está realizando desde o início dessa semana uma ampla programação comemorativa, que já contou ações como a X Semana de Arte e Literatura; a instalação de placas alusivas aos 60 anos e feitas por alunos com frases que traduzem o que o Dom Bosco representa para seus dicentes – Proteção, Aconchego, Amor, Evolução, Felicidade, Proteção e Harmonia, entre outras. No total 60 placas foram confeccionadas pelos alunos e instaladas nas áreas verdes da escola no Renascença II.

Mas o ponto alto de toda essa celebração acontece hoje, 25, data da fundação da escola e que terá ao longo do dia diversas surpresas de teor cultural, artístico e educativo preparado pela diretoria para presentear os alunos, desde as 7 horas da amanhã. Algumas surpresas envolvem atrações nacionais inéditas na cidade.

Atualmente sob o comando da segunda e terceira geração da família, o Colégio Dom Bosco é dirigido de forma compartilhada por um time de profissionais competentes e tendo à frente da gestão as Diretoras Rebeca e Raíssa Murad e Isabella Rodrigues além de Evandro Rodrigues, netos da fundadora e pelas filhas e educadoras Ceres Murad e Elizabeth Rodrigues.

Participando ativamente dessa semana de comemorações alusivas aos 60 anos da escola, a educadora Maria Izabel Rodrigues recebeu homenagens de alunos durante a Semana de Arte e Literatura. Em uma mensagem enviada por ela aos integrantes da Família Dom Bosco, a fundadora revelou a felicidade pela continuidade de seu projeto, que a cada ano se moderniza, e cresce ainda mais sob o comando da terceira geração de sua família, com muitas inovações para ser sempre “a escola do futuro”.

“O princípio de educar contagiou gerações que por aqui passaram. Agradeço a todos que trabalharam e hoje trabalham bravamente pela educação de nossas crianças e jovens. O professor que se doa para educar nunca perde, só ganha. Se abastece e se fortalece sempre mais, a cada aluno formado”, disse a educadora Maria Izabel Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.