Cochilou

Base desatenta deixa Câmara convocar secretário Antônio Araújo

Titular da Semosp terá que ir ao Legislativo Municipal explicar os motivos para os alagamentos em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A base de apoio do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) cochilou e deixou ser aprovado por maioria dos votos requerimento convocando o secretário Municipal de Obras de São Luís, Antônio Araújo. A proposta, que foi do vereador Cézar Bombeiros (PSD), prevê que o gestor explique os motivos dos alagamentos na capital.

O requerimento de Bombeiro foi aprovado sem mesmo votos contrários dos vereadores da base de apoio de Edivaldo Júnior. O vice-líder do pedetista na Casa, Raimundo Penha (PDT), até tentou reverter a votação para descartar a proposta.

Penha recorreu ao regimento da Câmara afirmando ser necessária a votação nominal e antes abrir para debate do assunto. O presidente da Casa, Astro de Ogum (PR), não aceitou os argumentos do aliado do prefeito e manteve a aprovação da convocação de Antônio Araújo.

Com a decisão de Ogum, Raimundo Penha cobrou de Cézar Bombeiro a manifestação antes da votação da proposta. O peessedecista disse que percebeu que os colegas estavam desatentos com a votação e preferiu ficar calado para não chamar atenção a respeito da matéria.

Explicações – De acordo com Cézar Bombeiro, Antônio Araújo precisa explicar os motivos que levam as chuvas a alagarem as principais avenidas de São Luís.

Por meio de releases e redes sociais, a Prefeitura de São Luís alegou que o volume de chuvas estão acima da médias dos últimos anos e ainda há o problema do lixo descartado de forma irregular em pontos diversos da capital.

A Prefeitura informou que diariamente recolhe mais de uma tonelada de lixo sendo que deste total, 300 quilos são somente de material descartada de forma errada pela cidade.

Outra medida que a gestão municipal informou que vem sendo tomada para evitar os alagamentos são os serviços de drenagem. Pelos dados da administração, já foram feitos 30 km de rede de drenagem.

O fato é que os dados já mostrados pela Prefeitura e também por seus aliados na Câmara não convenceu a maioria dos vereadores que participarão de uma sessão destinada somente para interrogar e cobrar de Antônio Araújo soluções para problemas na cidade.

A sessão ainda não tem data definida para acontecer.

Mais

Essa não é a primeira vez que a Câmara tenta convocar o titular da Semosp. Em julho do ano passado, o vereador Aldir Júnior (PR) chegou a requerer a Mesa Diretora da Casa, convite ao secretário Antônio Araújo para fazer esclarecimentos sobre as ações da pasta. Na época, o parlamentar afirmou que eram necessários os entendimentos entre os legisladores e os gestores municipais para apresentar resultados positivos a população. No entanto, o requerimento não foi colocado em votação, devido o vereador Paulo Vitor (PROS) ter solicitado vista. Depois disso, ocorreram outras tentativas, mas a matéria foi rejeitada ou retiradas de pauta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.