Eleições 2018

Petistas voltam a reforçar interesse em chapa majoritária de Dino

Após reunião com direção nacional, representantes do PT do Maranhão emitiram nota oficial se posicionando a favor da aliança com o PCdoB desde que haja espaço de vice ou senador na chapa majoritária do comunista

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Gleisi Hoffmann informou aos petistas maranhenses que negociações do partido com o PCdoB serão acompanhadas pela direção nacional
Gleisi Hoffmann informou aos petistas maranhenses que negociações do partido com o PCdoB serão acompanhadas pela direção nacional (Gleisi Hoffmann)

Em reunião com a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, os dirigentes do partido no Maranhão e também deputados decidiram que a legenda no Maranhão vai manter o diálogo de aliança com o PCdoB, no entanto, esta união somente poderá ser oficializada diante do espaço na chapa majoritária de Flávio Dino ou de vice ou de candidato a senador.

Além disto, a presidente nacional do PT deixou claro aos petistas do Maranhão que o partido terá o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República em 2018 mesmo estando preso após condenação por corrupção passiva.

Esta decisão do PT já foi alvo de críticas do governador Flávio Dino, que em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, defendeu a união da esquerda em torno do nome do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

E foram estas declarações que levaram a direção nacional do PT chamar os dirigentes estaduais.

A questão é que Gleisi Hoffmann percebeu que a ideia local do PT é coligar com Flávio Dino. E se depender de Augusto Lobato, presidente estadual do PT no Maranhão, coligar sem qualquer resistência no que diz respeito a espaço na chapa majoritária.

Diante da complacência dos petistas do Maranhão com Dino - mesmo depois das declarações contra Lula - Gleisi informou que a direção nacional da sigla vai acompanhar de perto todas as negociações com o PCdoB.

Veja nota oficial do PT:

“Nota a Militância do PT do Maranhão

Em reunião realizada no dia de 15 de março de 2018, na sede do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília, com a presença da Presidente Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, do Secretário Institucional do PT, Deputado Federal (PT/CE) José Guimarães, dos presidentes do Diretório Estadual e da Capital, Augusto Lobato e Honorato Fernandes, dos membros do Diretório Nacional, Marcio Jardim e Raimundo Monteiro e dos Deputados Estadual e Federal José Inácio e Zé Carlos encaminham de comum acordo as seguintes orientações políticas ao conjunto da militância do Partido dos Trabalhadores no Maranhão:

1. Organização imediata da campanha à presidência, do companheiro Lula no Maranhão. Lula livre, Lula Inocente, Lula Presidente;

2. O Partido dos Trabalhadores no Maranhão, definirá sua tática eleitoral, diretamente vinculada a estratégia nacional de eleição do presidente Lula com objetivo de ampliação de suas bancadas parlamentares em nível estadual e federal;

3. Reafirma a aliança política para garantir a reeleição do governador Flávio Dino;

4. A Direção Nacional e Estadual do PT, de forma conjunta, viabilizará diálogos com o PCdoB e o governador Flávio Dino para construir de comum acordo a participação do PT na chapa majoritária (Senado ou Vice) liderada pelo Governador Flávio Dino.

Senadora Gleisi Hoffmann – Presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores
Deputado Federal José Guimarães PT/CE – Secretário Institucional do PT – DN
Augusto Lobato – Presidente Estadual do PT
Vereador Honorato Fernandes – Presidente do PT – São Luís / MA
Deputado Federal José Carlos
Raimundo Monteiro
Membro do Diretório Nacional do PT / MA
Márcio Jardim – Membro do Diretório Nacional do PT / MA
Deputado Estadual José Inácio”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.