Estados Unidos

Trump falará em vídeo na inauguração da embaixada

Mudança que despertou ira de palestinos acontece nesta segunda-feira,14; cerca de 800 pessoas são esperadas no evento, em Jerusalém

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca (O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca)

WASHINGTON - O presidente Donald Trump se dirigirá por meio de um vídeo aos cerca de 800 funcionários americanos e israelenses que participarão, na segunda-feira,14, da cerimônia de inauguração da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém -- informou um funcionário de seu governo na sexta-feira,11, à agência AFP.

"O presidente, segundo o que vi, vai se dirigir aos convidados por meio de um vídeo", afirmou o funcionário a jornalistas, sem esclarecer se será uma mensagem ao vivo, ou previamente gravada.

O funcionário declarou que o pessoal na sede de Tel Aviv já cumpriu seu último dia de trabalho lá e que a equipe do embaixador se prepara para trabalhar a partir de segunda-feira em Jerusalém, onde acontecerá a cerimônia de inauguração no final do dia.

A decisão de Trump de transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém cidade foi muito polêmica, criticada pela União Europeia e por países árabes, porque rompe com o consenso internacional de não reconhecer a cidade como capital da Palestina ou de Israel até que um acordo de paz seja firmado entre as duas partes.

'Felizes e emocionados'

"Estamos todos muito felizes e emocionados de participar de um evento histórico como este. As pessoas estiveram trabalhando contra o relógio e deixando tudo pronto para a cerimônia de inauguração na segunda-feira. Estaremos prontos", garantiu.

"Esperamos cerca de 800 pessoas", explicou, assegurando que, além da delegação americana já anunciada, participarão convidados do Congresso em Washington participarão.

A mesma fonte destacou que o evento será uma celebração bilateral entre Israel e Estados Unidos, descartando informações de que diplomatas de outros países que não reconheceram Jerusalém como capital de Israel fossem estar presentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.