Cidades | Cultura maranhense

Sebrae e Iphan serão parceiros no Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão

Entidade participará da iniciativa com ações voltadas para a preservação dessa manifestação cultural maranhense
13/05/2018 às 00h00
Sebrae e Iphan serão parceiros no Ano do Bumba Meu Boi Costa de MãoBumba Meu Boi Costa de Mão, de Cururupu (Divulgação)

São Luís - O Sebrae no Maranhão será parceiro do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão, que está sendo comemorado até março de 2019. O Sebrae participará da iniciativa com ações voltadas para a preservação dessa manifestação cultural maranhense.

A decisão foi tomada durante uma reunião entre o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, e o superintende do Iphan-MA, Maurício Itapary, para tratar de ações conjuntas. Hoje foram mapeados sete grupos de Bumba meu Boi Costa de Mão: um em Cururupu, um em Serrano, três em Bacuri e dois em São Luís.

O superintendente do Iphan, Maurício Itapary, afirmou que o Sebrae tem um papel importante por ter expertise na organização associativa e em educação empreendedora. “O objetivo é criar condições para preservação do Bumba Meu Boi Costa de Mão enquanto patrimônio cultural do Maranhão. O Sebrae é um dos parceiros da iniciativa e essa parceria é importante pela expertise que a instituição trás para a o Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão”, comentou.

Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, comentou que a região onde estas brincadeiras juninas são sediadas, já é alvo de diversas ações do Sebrae em andamento.

“O Bumba Meu Boi Costa de Mão já apareceu em um estudo de potencialidades turísticas do Litoral Ocidental e em outro sobre o impacto econômico das festas religiosas na Baixada e no Litoral Ocidental, o que mostra o potencial desta brincadeira para gerar negócios para as micro e pequenas empresas da região”, comentou Martins.

Durante a reunião, o diretor superintendente ainda apresentou a Gerência Estadual para Turismo, Cultura e Eventos do Sebrae; o Núcleo Estadual de Turismo e Cultura, que reúne o trade turístico e produtores culturais; o projeto Líder e a coordenação de Educação do Sebrae. “Será por meio destas iniciativas e estrutura do Sebrae que iremos participar do Ano do Bumba Meu Boi Costa de Mão”, finalizou Martins.

Também estiveram presentes na reunião a gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, que é responsável pela coordenação da atuação do Sebrae em Cururupu, Bacuri e Serrano; e a pesquisadora do Iphan, Isaurina Nunes.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte