Eleições 2018

Novo nome do PT para o Senado pode gerar conflito para Flávio Dino

Ex-presidente da OAB, Mário Macieira, é o nome em debate interno do PT para ser apresentado ao governador Flávio Dino para compor a chapa majoritária

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Com nova articulação do PT, Márcio Jardim fica de fora da candidatura ao Senado
Com nova articulação do PT, Márcio Jardim fica de fora da candidatura ao Senado (PT)

A direção estadual do PT no Maranhão vai se reunir nesta semana para iniciar o debate sobre um novo nome que poderá ser o pré-candidato a senador pela legenda, o ex-presidente a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mário Macieira. Além dele, há ainda o ex-secretário de Esportes de Flávio Dino (PCdoB), Márcio Jardim, que vem defendendo a indicação do PT para a chapa do comunista.
Antes visto como um partido que não causaria problemas na composição da chapa de Flávio Dino, o PT parece que não desistiu a vaga na chapa majoritária do comunista. A prova disto foi o início do debate interno a respeito da indicação do nome do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Maranhão, Mário Macieira, para candidatura ao Senado.
Macieira confessa que há um conversa a respeito e que analisará da melhor forma a possibilidade de entrar na disputa pelo espaço na chapa de Dino.
“Fomos procurados por militantes do partido com esta proposta [ser o candidato a senador]. Não descarto a possibilidade até pelos anos de militância que tenho no partido. Mas também sei que toda esta história é embrionária e muito deve ser debatido”, disse a O Estado Mário Macieira.

Interno
Além desta possibilidade de ter Mário Macieira como candidato ao Senado, o PT já tem inscrito como disponíveis para esta vaga o ex-secretário de Esportes do governo de Flávio Dino, Márcio Jardim. Ele vem conseguindo abrir espaços para o seu projeto por meio da relação próxima que tem com o ex-presidente Lula.
O problema de Jardim é conseguir o aval – se o PT conseguisse entrar na chapa do governador – de Flávio Dino para ser membro da chapa majoritária.
Isto porque Jardim foi preterido pelo governador quando novos aliados como o PR e DEM chagaram ao governo. A secretaria comandada pelo petista acabou sendo direcionada para sanar a pane de outros aliados que reivindicavam o espaço no governo estadual.
O problema é que Jardim não agrega apoio nem internamente e nem como um nome aceito pelo governador e seus aliados dos demais partidos. Para garantir competitividades em relação aos demais partidos aliados, o PT pretende apresentar Macieira que seria um nome novo e de fácil aceitação interna e externa.

Petistas ainda podem causar problemas chapa comunista

O PT pode causar problemas para a o PCdoB no Maranhão. Isto porque os comunistas não estavam mais debatendo a possibilidade de abrir espaço ao partido do ex-presidente Lula na chapa majoritária de Flávio Dino. As discussões para Dino ainda passam somente para adequar o DEM de Juscelino Filho.
No entanto, a resolução estadual do PT já havia definido que o partido vai com Dino em 2018 desde que haja espaço para o PT na chapa majoritária. O pleito é igual ao do DEM.
A diferença entre as duas legendas é a moeda de troca para o governador Flávio Dino. Do PT, os dois maiores atrativos é o tempo de televisão e o lastro político no estado do ex-presidente Lula. Para os petistas, a sigla garante quase a metade do tempo de televisão que o governador poderá ter;
O DEM, diferente, pressiona para ter o nome na chapa com somente 19 segundos de tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito. Mesmo assim, tem buscado com maior empenho o nome para fazer parte na chapa de Dino ou para o Senado ou para ser vice. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.