Mudança

Senado dos EUA confirma Pompeo como secretário de Estado

Ele substituirá o bilionário executivo Rex Tillerson que ficou no cargo até o dia 31 de março; Mike Pompeo é o responsável por orientar o chefe do Executivo a respeito da política externa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

WASHINGTON - O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) americana, Mike Pompeo, foi confirmado ontem pelo Senado como o novo secretário de Estado, onde substituirá o bilionário executivo Rex Tillerson.

Pompeo deverá tomar posse durante o dia para representar os Estados Unidos em uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan em Bruxelas, e depois assumirá as delicadas negociações com a Coreia do Norte e o futuro do acordo nuclear com o Irã. Ele ocupa o lugar de Tillerson que ficou no cargo até o dia 31 de março.

O secretário de Estado é escolhido pelo presidente e, nos EUA, é o responsável por orientar o chefe do Executivo a respeito da política externa. Também cabe ao secretário executar as políticas externas estabelecidas pelo presidente, com a ajuda de outros departamentos como o Serviço de Relações Exteriores e a Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA.

Inicialmente, o presidente não deu explicação para a mudança, mas, depois, Donald Trump garantiu que tomou a decisão sozinho e admitiu desacordos com Tillerson, principalmente sobre a postura dos EUA diante do Irã.

O cargo de diretor da CIA, que até agora pertencia a Pompeo, ficará com Gina Haspel, primeira mulher a assumir o posto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.