Mesa Diretora

Realização de eleição da Câmara neste fim de semana ainda é dúvida

Mesmo com liminar para suspender lei que prevê data para realizar o pleito interno sendo negada, eleição para mesa diretora da Câmara Municipal de São luís deverá ocorrer somente na próxima semana

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Osmar Filho quer o apoio de Astro de Ogum para presidente da Câmara; Ogum nega qualquer declaração de apoio
Osmar Filho quer o apoio de Astro de Ogum para presidente da Câmara; Ogum nega qualquer declaração de apoio (Astro e Osmar Filho)

Pela decisão do desembargador Jamil Gedeon, que manteve o artigo 41 da Lei Orgânica, a eleição da Câmara Municipal de São Luís deveria fazer a eleição para mesa diretora até o próximo domingo 15. No entanto, não há tempo hábil para o pleito, quer deverá ocorrer somente na próxima semana.

O PSL entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) pedindo liminar para suspender os efeitos do artigo 41 da Lei Orgânica do município. Este artigo prevê o fim da reeleição na Câmara de Vereadores e também a realização da eleição para mesa diretora em abril.

O pedido de liminar foi negado e pela lei, o presidente da Casa, Astro de Ogum (PR) não poderá concorrer à reeleição. À decisão, ainda cabe recurso.

Tempo – Mesmo com lei sendo mantida pelo desembargador Jamil Gedeon, a eleição para a mesa diretora da Casa não deverá ocorrer no domingo. Isto porque é necessário que um edital convocando para a eleição seja publicado. Pelo Regimento Interno da Câmara, somente após 10 dias é que a eleição poderá ser realizada.

O grupo de Osmar Filho espera somente que o presidente Astro de Ogum (PR) publique até domingo o edital para a realização do pleito interno.

Concorrentes – Por enquanto, somente o vereador Osmar Filho (PDT) anunciou sua candidatura a presidente da Casa. Não comentou ainda sobre composição de chapa para disputar o comando da Câmara.

O pedetista ainda aguarda que haja consenso em torno de seu nome. O presidente do PDT, deputado Weverton Rocha, disse a O Estado que espera que Ogum cumpra acordo, que segundo o pedetista, foi firmado entre o atual presidente e Osmar Filho.

“Esperamos que ele [Osmar Filho] crie a unidade e tenha o apoio do presidente Astro – que tem o acordo de apoiar. Mas caso tenha disputa, acreditamos que Osmar Filho consiga a maioria”, disse o presidente pedetista.

Este apoio a Osmar Filho não foi confirmado pelo presidente Astro. O contrário. Nos bastidores, os apoiadores do presidente cobram uma alternativa ao nome de Ogum para presidente da Casa.

Os movimentos indicam que pelo menos 64% dos vereadores estão fechados com o presidente. Resta saber se estes vereadores acompanharão Ogum caso tenha que indicar outro nome para concorrer a presidência da Câmara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.