Quinta-Feira Santa

Papa Francisco lava os pés de presos não católicos

Cerimônia, que aconteceu ontem, comemorou o dia em que Jesus lavou os pés dos apóstolos e celebrou a instituição da Eucaristia na Última Ceia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Papa Francisco lava e beija pés de presos não católicos em prisão de Roma
Papa Francisco lava e beija pés de presos não católicos em prisão de Roma (Papa Francisco lava e beija pés de presos não católicos em prisão de Roma)

ROMA - O papa Francisco celebrou mais uma vez a missa da Quinta-Feira Santa, ontem, em uma prisão fazendo a cerimônia do lava-pés com 12 presos, entre eles dois muçulmanos, um judeu ortodoxo e um budista.

Depois de uma breve reunião particular com os presos doentes, o papa celebrou durante a tarde a missa da Última Ceia e o rito da lavagem de pés com 12 detentos da prisão de Regina Coeli. Na tradição cristã, a Quinta-Feira Santa comemora o dia em que Jesus lavou os pés dos apóstolos e celebrou a instituição da Eucaristia na Última Ceia, uma noite antes de sua morte.

"Cada um tem a oportunidade de mudar de vida e não tem de ser julgado", enfatizou o Papa depois de acrescentar que ele próprio se considera um pecador, em uma homilia transmitida pela rádio Vaticano. O papa visita com regularidade as prisões em suas viagens ao exterior.

Durante a manhã, na tradicional missa na basílica de São Pedro, diante de padres e religiosos de Roma, o papa recomendou que sejam "sacerdotes de rua" e estejam mais disponíveis para os fiéis.

Inferno

Nesta quinta o jornal italiano "La Repubblica" publicou uma entrevista em que o Papa Francisco teria dito que "o inferno não existe". O Vaticano desmente a afirmação.

"O inferno não existe, o desaparecimento das almas dos pecadores existe", teria dito o pontífice a Eugenio Scalfari, 93, fundador e ex-editor-chefe do jornal romano. O artigo só pode ser lido na internet por assinantes, mas foi repercutido pelo inglês "The Times".

Em nota, o Vaticano afirma que Francisco recebeu o jornalista em um "encontro privado por ocasião da Páscoa", mas que a audiência não se tratava de uma entrevista. Diz também que as falas do papa são uma "reconstrução" do repórter. "Nenhuma aspa do artigo mencionado deve ser considerada, portanto, como uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre", diz o comunicado.

Scalfari, que se declara ateu, já teve outros encontros com o papa Francisco. Em setembro de 2013, o próprio pontífice escreveu uma carta ao jornal, respondendo a um artigo de Scalfari, na qual fala sobre a relação da igreja com os "não crentes". "Deus perdoa quem segue a própria consciência", disse o papa na época, sobre os ateus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.