Sem prestígio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O tempo de televisão para os partidos políticos foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). E, como já esperado, o PT e MDB são os que terão mais tempo, ficando cada um com pouco mais de um minuto.
O tempo de propaganda eleitoral no rádio ou na televisão, para uma campanha eleitoral, é o que há de mais valor para cada legenda.
No Maranhão, essa valiosa moeda vale somente para o MDB e PSDB, partidos que terão candidatura própria a governador do estado. Só não vale para o PT, que poderá garantir ao governador Flávio Dino (PCdoB) quase a metade do tempo total que o comunista terá na campanha eleitoral deste ano.
Os petistas estão dando de graça a única arma que eles têm para o PCdoB, que se preocupa somente em garantir o DEM - que tem somente 19 segundos - dando, possivelmente, o espaço na chapa majoritária na vaga de vice-governador.
O PT maranhense tem ainda menos prestígio que o PDT, cujo tempo (18 segundos) nem deverá computar para a propaganda comunista. O partido fundado por Leonel Brizola já tem há meses a garantia de que uma das vagas de candidato ao Senado vem do PDT.
E o que resta para o PT? Só as velhas promessas de espaço na gestão sem que haja, realmente, qualquer garantia. Outra promessa dada é de garantir ampliação das bancadas do partido tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal.
Mas para algo tão precioso, o que fica parecendo é que o PT pouco se valoriza. E Flávio Dino se aproveita da apatia dos membros do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Culpado
Parte dos petistas coloca culpa dessa falta de prestígio no presidente estadual da legenda, Augusto Lobato.
Internamente no PT, Lobato é acusado de fazer o jogo a favor de Flávio Dino, em detrimento dos interesses do próprio partido.
Medo de perder o pequeno espaço de assessor especial que tem no governo comunista, Augusto Lobato acaba se submetendo aos caprichos do governador.

Sem benefício
Com um discurso motivacional, a Empresa de Serviços Hospitalares do Maranhão (Emeserh) comunicou aos funcionários que foram contratados pela BioSaúde, que eles não terão direito ao um terço das férias previsto na Constituição Federal.
Segundo a Emeserh, este percentual deverá ser pago pela BioSaúde, que já deu calote em vários servidores, chegando a ter a conta bloqueada devido ao não pagamento de funcionários.
A Emeserh absorveu os funcionários caloteados, mas não quer e nem vai assumir o que a contratada pelo governo de Flávio Dino deixou de cumprir.

Representação
Diante da apatia involuntária ou mesmo intencional do Ministério Público em relação a tantas irregularidades de ações do governo estadual, o deputado Welington do Curso decidiu provocar.
O parlamentar entrou com representação no MP questionando as apreensões de veículos por débitos com o IPVA.
Segundo Wellington, de 2015 a 2017, o governo comunista leiloou mais de 11 mil carros, que foram apreendidos em blitz, o que seria ilegal já que o entendimento do STF é que não pode haver apreensão de veículos por débitos de IPVA.

Adesão
Mais um comunista decidiu mostrar sua decepção com o governo de Flávio Dino e declarou apoio à pré-candidatura de Roseana Sarney.
O vereador de Fortaleza das Nogueiras, Magno Topógrafo, tirou self com a emedebista mostrando que não mais apoiará o candidato de seu partido.
Antes do vereador comunista, outro membro do PCdoB, o ex-presidente do partido Pedro Ubirajara, de Riachão, decidiu enfrentar os colegas de partido e afirmar que fará campanha para Roseana.

Discursos duros
A caravana de Roseana em 30 cidades do interior do Maranhão terminou na sexta-feira, 16.
Em todos os locais em que a ex-governadora esteve, para eventos partidários internos, foi recebida por lideranças políticas.
O que mais chamou atenção foi o discurso duro estabelecido pela emedebista em relação ao seu principal adversário nas eleições.

Tudo parado
Flávio Dino decidiu, neste sábado, 17, assinar ordens de serviços para obras de asfaltamento de ruas no município de São José de Ribamar.
No entanto, outras ordens já assinadas para o mesmo serviço em São José de Ribamar não tiveram prosseguimento.
Na área do Jardim Turu, bairro próximo ao Parque Vitória, o governo comunista apresentou somente máquinas à população. Serviço, que é bom, não teve nenhum.

DE OLHO

R$ 8,5 milhões foi o valor pago em diárias pelo governo estadual para as polícias Militar e Civil em 2017.

E MAIS

• A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís poderá não ocorrer em abril, como estava sendo prevista.

• O motivo é a tentativa de os grupos que disputam o comando da Casa de chegarem a um consenso para evitar o confronto.

• O PRP deverá ser o partido que fará frente judicialmente aos desmandos do governo Dino. Somente este ano, o partido entrou com duas representações contra os comunistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.