Envenenamento

May expulsa 23 diplomatas russos após envenenamento de ex-espião

A chefe do Executivo britânico considerou que a Rússia reagiu "com um completo desprezo" perante a "gravidade" do incidente; contatos bilaterais de alto nível com a Rússia também foram suspensos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
A primeira-ministra Theresa May anunciou ontem medidas contra Rússia
A primeira-ministra Theresa May anunciou ontem medidas contra Rússia (Theresa May anunciou ontem medidas contra Rússia )

LONDRES - O Reino Unido expulsou 23 diplomatas russos, por considerar que Moscou desprezou a gravidade do envenenamento do ex-espião Serguei Skripal e sua filha Yulia por um agente nervoso de fabricação russa, anunciou ontem a primeira-ministra, Theresa May.

Em uma declaração perante o Parlamento, a chefe do Executivo britânico considerou que a Rússia reagiu "com um completo desprezo" perante a "gravidade" do incidente ocorrido no último dia 4 e ofereceu ao país uma "oportunidade" para proporcionar uma explicação.

A dirigente conservadora disse que o número de diplomatas expulsos, que foram identificados como "agentes dos serviços secretos encobertos", é "o maior em 30 anos" e que eles terão com uma semana para deixar este país.

Segundo ressaltou, o Kremlin reagiu "com sarcasmo, menosprezo e resistência" perante o ocorrido e sua resposta "demonstrou um completo desprezo pela gravidade destes eventos".

A Rússia não proporcionou um argumento "crível" e nem deixou claro, como pediu Londres, "por que conta com um programa de armamento químico transgredindo a legislação internacional".

O incidente em Salisbury representa "um uso ilegal da força por parte do Estado russo contra o Reino Unido", segundo May, que anunciou que seu governo aumentará o controle de cidadãos russos.

Além disso, anunciou que Londres congelará "os ativos do Estado russo onde existir evidência de que poderiam ser empregados para ameaçar a vida ou propriedade de cidadãos ou residentes no Reino Unido".

Medidas imediatas

May pediu também ao Conselho Nacional de Segurança, em um encontro realizado na manhã de ontem, que tome "medidas imediatas para desmantelar a rede de espionagem russa no Reino Unido" e cancelou o convite feito ao ministro de Relações Exteriores russo, Serguey Lavrov, a este país.

Como parte das medidas adotadas pelo seu Executivo, nenhum representante da família real britânica e nem dignatários deste país irão este verão à Copa do Mundo de Futebol da Rússia.

O anúncio da primeira-ministra ocorre depois que Moscou ignorou o prazo limite fixado pelo Executivo de Londres para que desse explicações, antes da meia-noite de terça-feira,13, de como um agente nervoso militar de fabricação russa envenenou o ex-agente, de 66 anos, e sua filha, de 33, que seguem em "estado crítico".

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que seu país não tem relação com o envenenamento do ex-espião e sua filha, e que considera inaceitáveis as acusações sem provas.

Centenas de agentes e militares seguem trabalhando em Salisbury a fim de investigar os fatos e identificar os responsáveis do ataque.

Pelo menos 36 pessoas, além do ex-agente e de sua filha, foram atendidas até agora por serviços médicos por possível exposição ao agente nervoso, todos eles sem sintomas aparentes, exceto o policial Nick Bailey, que continua em estado grave, embora seu estado tenha melhorado nas últimas horas.

Contaminação

Sergei Skripal, de 66 anos, e sua filha Yulia, de 33 anos, foram contaminados por um agente nervoso na cidade britânica de Salisbury, em 4 de março. Eles foram encontrados inconscientes em um banco da catedral da cidade e foram levados ao hospital, onde estão internados em estado crítico. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio.

Skripal traiu dezenas de agentes russos para a inteligência britânica antes de ser preso, em Moscou, em 2004. Ele foi sentenciado a 13 anos de prisão, em 2006, e em 2010 recebeu refúgio do Reino Unido, após ser trocado por espiões russos.

Um policial britânico que foi um dos primeiros a atender Skripal também foi afetado pelo agente nervoso. Ele está consciente, em situação séria, mas estável, de acordo com a polícia.

Mais

Entre as medidas de retaliação anunciadas por May, estão também:

- família real britânica e ministros não irão comparecer à Copa do Mundo da Rússia, que começa em meados de junho;

- aumento do controle em voos privados e na alfândega;

- congelamento de ativos do estado russo, contra os quais haja evidências de que podem ser usados para ameaçar a vida ou a propriedade de cidadãos ou residentes do Reino Unido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.